Primeiros Passos com a Raspberry Pi Deixe um comentário

Se você leu nosso artigo “O que é Raspberry Pi?”, você já está familiarizado com essa plaquinha e está pronto para dar seus primeiros passos com as Raspberry Pi! Mas antes de sair ligando, precisamos fazer 3 procedimentos:

  1. Escolher o sistema operacional
  2. Preparar o cartão SD
  3. Conectar periféricos

O sistema operacional

O sistema operacional é uma espécie de programa que gerencia os recursos do sistema, como memória, portas USB, processador, comunicação wireless e afins. A Raspberry Pi é compatível com Windows IoT e diversas distribuições de Linux. Entretanto, até o momento o Windows IoT ainda é bem limitado, servindo basicamente como um ambiente voltado para o desenvolvimento de aplicações, não sendo muito utilizado como um computador pessoal ou base para sistemas de mídia e jogos, por exemplo.

Por outro lado, o Linux serve como base para diversas distribuições próprias para a Raspberry Pi. Essas distribuições podem deixar a placa com várias funcionalidades, como torna-lá um emulador de videogames antigos ou mesmo uma central multimídia.

Uma das distribuições Linux mais utilizadas (e recomendada pela Fundação Raspberry Pi) é a Raspbian, que é a versão do Debian para Raspberry Pi. Com o Raspbian, a placa se comporta como se fosse um mini computador e é essa versão que iremos utilizar no nosso curso. O Raspbian já possui vários programas instalados para os mais diversos usos, veremos com mais detalhes algumas seções a frente.

Captura de tela da interface do Raspbian
Interface do Raspbian

Preparando o cartão

Quando se instala um sistema operacional, normalmente é necessário baixar uma imagem (arquivo .ISO) e gravá-la diretamente no cartão SD. Esse procedimento, geralmente requer a instalação de outros programas, o que complica um pouco o processo.

Para facilitar a vida dos iniciantes existe o NOOBS, que é uma forma mais fácil  e prática de se instalar alguns sistemas operacionais na Raspberry Pi. Ele é um pacote que contém várias opções de sistemas operacionais e apresenta uma interface que facilita o processo de instalação. Dessa forma, com o NOOBS, não é necessário baixar uma imagem e nem utilizar outros programas, basta apenas arrastar os arquivos para uma pasta. Por isso, vamos utilizá-lo para instalar o Raspbian na nossa placa.

O primeiro passo é colocar o cartão SD no computador e formatá-lo em FAT ou FAT32. Para melhores resultados, utilize o SD Formatter.

No site da Fundação Raspberry Pi, na seção de downloads, você pode encontrar o link para download do NOOBS, basta baixar o arquivo .ZIP.

Download NOOBS
Página de download do NOOBS

Descompacte o NOOBS  e você terá uma estrutura de pastas como essa:

Copiando o NOOBS para o cartão SD
Pasta NOOBS descompactada

Copie todos esses arquivos para o cartão SD que você acabou de formatar. Agora seu cartão SD está preparado para a iniciar a instalação do Raspbian. Fácil assim!

Conectando periféricos

Antes de ligar a sua placa você precisa conectar alguns  periféricos nela:

  • Conectar Raspberry Pi ao monitor (Ou TV)
  • Conectar o Mouse e Teclado USB
  • Colocar o cartão SD que preparamos anteriormente

Você agora pode conectar a fonte de alimentação na sua Raspberry Pi, os arquivos de inicialização copiados para o cartão microSD serão carregados na sequência. Fique atento ao que deve acontecer:  A luz verde (ACT) irá piscar e aparecerá uma imagem no monitor. Se isso não acontecer ocorreu algum erro no preparo do SD, é melhor refazer o procedimento passo a passo novamente.

Gostou do conteúdo? Conta pra nós nos comentários! E para dar continuação ao seu aprendizado, confira nosso post Instalação do Sistema Operacional na Raspberry Pi.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe