Conclusão

Parabéns, você concluiu os 15 projetos propostos para o nosso guia!

Agora que você já possui um pouco mais de intimidade com eletrônica e programação, se sente seguro para criar algo? Se você precisa de mais de treino, o nosso blog possui diversos projetos que vão desde o super básico até o mais avançado. Aqui separamos alguns projetos que podem ser interessantes para quem acabou de ter o primeiro contato com o Arduino.

Alguns componentes que não trabalhamos tanto no guia foram os sensores, vimos apenas o de vibração e o de luminosidade, mas existe sensor para quase tudo que você possa imaginar! Com eles é possível realizar diversos projetos, como os listados abaixo:

Além dos sensores, outros componentes legais de se aprender a mexer são os motores. No guia vimos como funciona o servo motor, mas é interessante também conhecer o motor de corrente contínua, mais simples, ou mesmo o motor de passo.

Para interagir com o Arduino, é interessante colocar um display em alguns projetos. Vimos o display de 7 segmentos, que é bem simples. Existem outros modelos com mais espaço para se escrever, como o Display LCD e o Display OLED.

Trabalhando com Eletrônica

Com o Arduino podemos controlar coisas da casa também! Podemos ir além dos pequenos componentes eletrônicos utilizando um componente chamado relé, nesse post vemos como funciona para acender uma lâmpada com um botão. Lembra que no Projeto 10 acendemos um LED de acordo com a luminosidade? Neste acendemos uma lâmpada. Só tome cuidado ao mexer com a rede elétrica, desligue tudo quando for montar e ligue somente depois de montar tudo. Os danos podem ser enormes, então, se possível faça isso com algum acompanhamento.

Claro que a partir de um projeto de exemplo você pode acrescentar outros sensores e aplicar uma lógica diferente da proposta, assim o seu projeto vai atender melhor a sua necessidade. Se você quiser aprender mais sobre como programar, nesse post ensinamos a trabalhar um pouco melhor com a lógica de programação.

Você sabia que existem outras placas de desenvolvimento além do Arduino? Algumas têm acesso fácil à internet, umas têm um baita processamento, enquanto outras são praticamente um computador, com sistema operacional e tudo.

Exemplos de placas eletrônicas

Nós montamos guias mais simples sobre essas outras placas. Com  eles você pode começar a aprender sobre um novo leque de opções do mundo da eletrônica e programação.

Sem dúvida o Arduino é uma plataforma incrível e a quantidade de projetos possíveis de serem feitos é praticamente infinita. Esperamos que, ao longo do desenvolvimento dos 15 projetos do kit, você tenha compreendido os primeiros passos com Arduino e que o guia tenha sido esclarecedor. O principal objetivo é, na verdade, despertar a sua curiosidade e fazer você criar seus próprios projetos. Se você quiser compartilhar o seu projeto, tirar dúvidas e interagir com outros makers, acesse nosso Fórum!

Alguma dúvida, comentário ou algo que queira acrescentar? Entre no tópico do nosso fórum!