Introdução

Já se imaginou fazendo projetos irados que você mesmo inventou? Você até pode pensar “acho que isso não é pra mim” ou “dá muito trabalho aprender a mexer com isso”. Há algum tempo até que era realmente complicado para as pessoas mexerem com alguma coisa de eletrônica. Mas, felizmente, com avanços tecnológicos foi possível democratizar a tecnologia. Com alguns poucos dispositivos, uma horinha (ou duas) e força de vontade, você será apresentado ao mundo da eletrônica. Uma vez que você pega o jeito, as possibilidades são infinitas!

Trabalhando com Arduino

Você pode estar se perguntando “mas o que é essa história de Maker?” O movimento maker representa a cultura conhecida como “faça você mesmo” (DIY – do it yourself, em inglês). A proposta é promover o estímulo de pessoas comuns para que explorem sua criatividade e possam desenvolver soluções. A cultura maker se nutre da iniciativa de construir, consertar, modificar ou fabricar suas próprias coisas. Os adeptos deste movimento são conhecidos como makers ou fazedores.

Nesse espírito de acesso à eletrônica que o kit foi desenvolvido e, com este guia, mostramos diversas possibilidades do mundo da eletrônica e programação. Com isso, queremos incentivar o posterior estudo dedicado em cada área, seja em desenvolvimento de programas, eletrônica, engenharias etc.

Assim, queremos dar a você as boas vindas ao guia do Kit Maker Arduino! Neste guia você irá aprender o básico sobre mundo Maker, Arduino, eletrônica e programação, desenvolvendo 15 projetos práticos. Se você não domina a área, não se assuste, nesse guia você irá encontrar as instruções de montagem e a programação para cada projeto.

O que é Arduino?

Mas como tornar a eletrônica e a programação acessíveis e de fácil entendimento para pessoas sem conhecimento técnico ou sem formação em Engenharia? Foi aí que surgiu o Arduino e deixou tudo mais simples.

Projeto de Robô com eletrônica

Arduino é a principal plataforma de projetos e está amplamente difundida no mundo. Desenvolvedores, engenheiros, estudantes, empresas e makers em geral estão utilizando Arduino para inovar em seus projetos dos mais variados tipos. Existem diversos modelos de Arduino, mas neste guia vamos trabalhar apenas com o mais simples deles.

A ideia do Kit Maker é ajudar quem está começando nesse mundo da eletrônica. Neste kit você vai encontrar tudo o que precisa para dar seus primeiros passos e desenvolver projetos utilizando um dos hardwares mais incríveis do mundo da eletrônica! A placa Arduino tem um microcontrolador que é o “cérebro” da placa e é ele que programamos para realizar os nossos projetos. Além do microcontrolador, a placa possui diversas entradas e saídas e pode ser facilmente conectada ao computador através de um cabo USB. Para programá-la, utilizamos um programa chamado IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado).

Pinagem placa Arduino Uno R3

As entradas e saídas do Arduino são esses vários pinos, mais comumente chamados de portas. É através dos pinos que a placa interage com os outros componentes. O microcontrolador vai receber e enviar comandos através dessas portas de acordo com o que foi definido na sua programação. 

Depois de programada, a placa Arduino pode ser usada de forma independente, sem a necessidade de um computador. O programa fica salvo na placa e basta você fornecer energia para ele funcionar, colocando o cabo USB do Arduino em um carregador de celular, por exemplo.

Ou seja, você pode colocá-la para controlar um robô, um ventilador, as luzes da sua casa, a temperatura do ar condicionado ou pode utilizá-la como um aparelho de medição. Existem diversos sensores e módulos que podem ser usados em conjunto com Arduino para expandir suas funções, assim você pode desenvolver qualquer projeto que vier à cabeça.

No Kit Arduino estão inclusos diversos desses sensores e módulos. Além dos itens do kit, você vai precisar de um computador para programar a sua placa, acesso à internet para ver os outros projetos do guia e baixar a IDE e algumas horas de dedicação. Ao decorrer dos 15 projetos você irá aprender como utilizar esses módulos e sensores em conjunto com o Arduino. Se você encontrar dificuldade em algum dos projetos, faça uma nova leitura das instruções e verifique os possíveis erros e soluções em cada projeto. Caso haja suspeita de algum defeito em algum componente, entre em contato através do e-mail atendimento@filipeflop.com .

Alguma dúvida, comentário ou algo que queira acrescentar? Entre no tópico do nosso fórum!