Chegou a hora de aplicar os comandos em Python na Raspberry Pi! Para acessar o ambiente de desenvolvimento você deve ir no Menu > Desenvolvimento > Python 3 (IDLE). Com isso, irá abrir o terminal (Python Shell) e como vimos na aula anterior, os comandos Python podem ser executados tanto diretamente no terminal quanto salvando em um arquivo. Aproveite que o terminal está aberto e experimente algum código básico, como “1 + 1” ou “1 < 2” e aperte enter. Veja as respostas saindo diretamente no terminal.
Testes no Python Shell (gif animado somando 1 + 1 ou 1<2)
É possível perceber que desta forma é mais difícil construir códigos mais complexos ou repetir os comandos aplicados. Por isso, vamos utilizar o ambiente de desenvolvimento durante a escrita dos códigos.
Se quiser criar um novo arquivo, vá em File (arquivo) > New File (novo arquivo), irá abrir uma nova janela, onde é possível escrever o programa. Escreva um código que apresente algo na tela, como:
print("Estou vivo!")
Após isso, salve o arquivo na pasta inicial com o nome “primeiroprograma”, a extensão “.py” é gravada automaticamente. O nome na janela irá mudar e aparecerá o caminho do arquivo “/home/pi/primeiroprograma.py”. Verifique nas pastas que o documento aparecerá lá.
Programa teste na IDLE
Executando o programa
Uma vez salvo o programa já pode ser executado. Basta ir em Run > Run Module ou apertar F5 e o resultado do programa aparecerá no terminal. Simples assim, você já está executando o seu programa em Python.
Com certeza a melhor forma de rodar o programa é executando ele diretamente no terminal do Linux, assim não precisamos entrar no ambiente de desenvolvimento Python toda vez que quisermos executá-lo. Com o intuito de fazermos isso, devemos abrir o LXTerminal, verifique o que tem na pasta utilizando o comando “ls“, que lista todo o conteúdo de uma pasta. Ao ver a lista dos itens da pasta, verifique se o arquivo “primeiroprograma.py” está entre eles, se não estiver você provavelmente salvou em outro local ou acabou não salvando. Verificado o local do arquivo, vamos utilizar o comando “python3” que executa um arquivo “.py”, na execução do nosso programa, vamos colocar o seguinte comando no terminal:
python3 primeiroprograma.py
O programa irá executar e irá aparecer na tela a mensagem que colocamos.
Programa executando no terminal
Quando não estamos na mesma pasta que o programa, podemos navegar pelas pastas com o comando “cd” até chegar nela. Se quisermos utilizar um programa que não está nessa pasta, devemos colocar o caminho até chegar no programa, por exemplo home/pi/primeiroprograma.py
python3 home/pi/primeiroprograma.py
Exemplo de programa
Neste exemplo, vamos fazer um código que tem um número “secreto” e você pede ao usuário que tente adivinhar esse número. São três situações possíveis, o palpite do usuário pode ser maior, menor ou igual ao número “secreto”. O programa irá mostrar uma mensagem diferente em cada uma das situações.
Como falamos na aula passada, podemos utilizar o comando “input” para pedir ao usuário que digite um número no terminal e use esse número no seu programa. Quando se usa esse comando, o resultado é recebido como texto (string), mas precisamos compará-lo com número (int). Então realizamos essa transformação utilizando a função “int“.
segredo = 7 #Define o numero secreto print("Vamos tentar adivinhar o numero secreto") numero = int(input("Digite seu palpite ")) #Recebe a entrada e transforma em numero print("Você digitou ", numero) #Apresenta um texto e uma variavel #Verifica cada uma das possiblidades if segredo > numero: print("O numero digitado foi menor que o numero secreto") elif segredo < numero: print("O numero digitado foi maior que o numero secreto") else: print("Parabéns! Acertou!")
Experimente outros programas utilizando o terminal. Tente também executar o programa no seu computador, via SSH, como vimos no Projeto 1. Esse exemplo, salvamos com o nome de “novoprograma.py”.