Alarme de incêndio com ESP8266 NodeMCU 19

Neste post veremos como utilizar o sensor de gás MQ-7 e o de chama e fogo para criar um alarme de incêndio com ESP8266 NodeMCU. Se você preferir, é possível seguir o passo a passo com os demais modelos do ESP8266.

Antes de iniciar, eu sugiro a leitura do post Como programar o módulo ESP8266 NodeMCU pois iremos utilizar o firmware versão 1.5 do NodeMCU.

Alarme de incêndio com ESP8266 NodeMCU

As versões após a 1.0 devem ser criadas através do site NodeMCU custom builds, pois com a grande quantidade de módulos adicionados ao NodeMCU ficou complicado gerar uma versão pré-compilada. Para o projeto de hoje, os módulos GPIO, timer, WiFi e HTTP são necessários. É recomendado o uso dos módulos padrões file, net, node e UART.

No nosso exemplo iremos demonstrar como emitir um alarme caso detecte fogo ou gases, além de enviar uma notificação através do Pushbullet para o nosso Smartphone. Para quem ainda não conhece, o Pushbullet é um aplicativo gratuito que permite trocar notificações, links, arquivos e pequenos textos entre diversas plataformas.

Instale o Pushbullet em seu Smartphone ou computador. Após instalar acesse Sua conta e clique em Create Access Token para gerar uma chave de acesso a API do Pushbullet, que será utilizada mais abaixo.

Lista de componentes

Para montagem do alarme de incêndio com ESP8266, você vai precisar de:

Circuito alarme de incêndio com ESP8266

Ambos os sensores possuem pino analógico e digital, no nosso caso com a quantidade limitada de pinos analógicos iremos conecta-los através do pino digital, que irá retornar o valor 0 caso não detecte nenhum problema ou 1 se detectar gás ou fogo. Também utilizaremos um pino para ligar o buzzer, para emitir o alerta. Na imagem abaixo é possível observar o circuito montado. Lembre-se, o circuito é de 3.3 volts.

Circuito Sensor de Incêndio

Ambos os sensores possuem ajuste de sensibilidade, o que permite regulá-los de acordo com a necessidade.

Programa de monitoramento

Nas linhas 2, 4, e 6 definimos os pinos onde foram conectados os sensores e o buzzer. Já nas linha 85, 86, e 87 definimos os modos dos pinos, saída para o buzzer e entrada para os sensores.

Na linha 42 você deve informar o seu token de acesso da API do Pushbullet. Já na linha 91 você deve inserir o SSID e a senha do seu roteador.

A função buz_on tem por objetivo fazer com que o buzzer emita um beep a cada segundo caso detecte algum problema, como presença de gás ou fogo.

A função start é responsável por executar a cada meio segundo uma verificação nos sensores para detecção de gás ou fogo. Caso ela detecte a presença de um destes o alarme é iniciado. Caso tudo volte ao normal o alarme é desligado através da função buz_off.

A última linha com a chamada da função start é responsável por iniciar todo o processo de monitoramento.

E abaixo, temos a tela do smartphone com o aviso do nosso alarme de incêndio com ESP8266 NodeMCU:

Tela Push Bullet

Gostou ? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo), comente e visite nossa loja FILIPEFLOP!

Posts Relacionados

19 Comentários

  1. Esse sensor funciona bem com 3.3V? Ele é descrito do datasheet como sendo de 5V

    1. O MQ-2 é 5v. Ajustamos o modelo para o correto, que é o MQ-7. Esse é 3.3 e 5v.

  2. Eu programo pelo Esplorer? Esse código não está funcionando

    1. Você compilou um firmware customizado como mencionado no artigo? Qual a versão do firmware que você está utilizando?

      1. Eu to usando o firmware do site que vcs colocaram la

        1. Qual o erro? Fizemos um ajuste no codigo que pode ser que resolva.

          1. O erro sumiu mas ele não manda msg pro push

  3. falta detalhes nesse post

  4. da esse erro

    PANIC: unprotected error in call to Lua API (stdin:14: attempt

    1. Falta uma parte do erro, podes mandar completo?

      Você compilou um firmware customizado como mencionado no artigo? Qual a versão do firmware que você está utilizando?

      1. O erro completo é esse: PANIC: unprotected error in call to Lua API (stdin:14: attempt to call global ‘is_buz_on’ (a boolean value))

        Eu usei o site que vocês recomendaram, baixei no e-mail e coloquei naquele exe do ‘nodemcu-flasher-master’ e configurei a porte certa.

        1. Ajustamos o codigo.

  5. Só fica fazendo o barulho de beep sem parar! Vcs não tem vergonha de postar isso no blog de vcs???

    1. Se o beep é continuo então a ligação está errada. Se faz beep sem parar você tem que ajustar a sensibilidade dos sensores.

      1. É um beep sem parar, mas se ele está constando que está pegando fogo não deveria aparecer a mensagem no meu pushbullet? E como eu ajusto a sensibilidade ideal?

  6. Eu programa só fica fazendo o beep também. Não é a sensibilidade dos sensores pq mesmo tirando eles do circuito o beep continua. Não envia msg nenhuma!!

  7. Vocês não vão arrumar esse programa? O meu também só apita mesmo tirando todos os sensores!!!!!!!!

  8. Alguem tem esse programa para a IDE do arduino?

Trackbacks and Pingbacks

  1. […] tal fazer uma planta IoT que envia mensagem para o seu celular quando precisa ser regada? Ou um alarme de incêndio para sua casa? Você também pode desenvolver um relógio e até um bafômetro . Curtiu? Então […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *