Monte sua Árvore de Natal com Arduino 8

Já estamos em Dezembro e se você ainda não montou a sua árvore de Natal, vamos te ajudar nessa tarefa, mostrando como montar uma árvore de natal utilizando Arduino Uno, placa de fenolite e alguns leds:

Árvore de Natal Arduino

A nossa árvore se encaixa diretamente no Arduino, utilizando as portas digitais 9, 10, 11, 12 e ainda o pino GND na parte superior da placa. Este projeto foi baseado no original de Danilo Larizza.

Lista de material e preparação da placa de fenolite

Para o nosso projeto vamos utilizar o seguinte material, que você encontra na loja FILIPEFLOP:

Antes de mais nada, temos que preparar o suporte para os componentes, no caso, a placa de fenolite, onde vamos apoiar os leds e soldar os demais itens.

Primeiro, faça um desenho na placa de fenolite para marcar as partes que serão cortadas:

Árvore de Natal Arduino - Desenho

Em seguida, recorte a placa de fenolite utilizando a ferramenta de sua preferência. No nosso caso utilizamos uma tesoura, mas você pode utilizar uma serra ou um estilete, por exemplo:

Árvore de Natal Arduino - Corte

Depois de cortada, aplique tinta verde na parte frontal da placa de fenolite, sem excessos, para que a tinta não escorra para a parte traseira:

Árvore de Natal - Pintura

Espere a tinta secar para começar a soldagem dos componentes.

Árvore de Natal Arduino - Soldagem

Circuito Árvore de Natal com Arduino

A soldagem é a parte mais complicada, já que temos que colocar na parte de trás da placa os resistores e também os fios de conexão aos pinos do Arduino. Faça a disposição desses componentes do jeito que achar mais conveniente. A nossa ficou assim:

Árvore de Natal Arduino - Final

Siga o esquema de ligação abaixo, onde a porta 12 controla a “estrela”, na parte superior da árvore. O pino 11 controla os 4 leds vermelhos logo abaixo, o pino 10 os 5 leds verdes e o pino 9 controla os 3 leds vermelhos na parte inferior.

Circuito Árvore de Natal Arduino

Nos pinos 9, 10 e 11 vamos utilizar a função PWM para ajustar a luminosidade dos leds.

Programa Árvore de Natal com Arduino

O programa é bem simples e não usa nenhuma biblioteca específica, apenas as funções de acionamento das portas digitais, e no caso das portas 9, 10 e 11 usamos PWM por meio do comando analogWrite(), passando como parâmetro o pino que será acionado, e o valor analógico desse pino no formato analogWrite(pino, valor):

O loop do programa foi dividido em 4 “blocos”, e em cada um deles temos um efeito da árvore, como acender/apagar lentamente, piscar, acender aleatório, etc. Altere esses blocos para criar seus próprios efeitos!

Gostou ? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo), comente e visite nossa loja FILIPEFLOP!

Posts Relacionados

8 Comentários

  1. Parabens Felipe, achei fantastico a iniciativa e a simplicidade do projeto e materiais… Ja estou a fazer a minha cara!
    Um dica seria abrir espaço no blog ou em algum lugar para voce receber as fotos e videos do pessoal que faz os projetos que voce diponibiliza….
    Valew cara! Mt bom….

    1. Bom dia Andre,

      Legal! Vamos estudar essa dica, mas por enquanto você pode tentar publicar a foto da sua árvore no nosso canal no Facebook. 🙂

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  2. Consegui fazer uma parecida seguindo esse tutorial, só usei outro código que já estava gravado no meu Arduino. Postei no Facebook 😀

    1. Ah ! Legal Vicente ! 🙂

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  3. Eu fiz a arvore, ficou bem legal

  4. Boa tarde como eu faço para deixar ela autonoma para qie nao precise do arduino para funcionar

  5. Bom Dia.
    Caro amigo, não sei se vai olhar esse comentário, o código está apresentando erro na hora de verificar

    exit status 1
    ‘quot’ was not declared in this scope

Trackbacks and Pingbacks

  1. […] que acompanhou o nosso último post e montou uma árvore de natal com placa de fenolite, tem agora a oportunidade de decorar uma árvore de natal de verdade utilizando leds endereçáveis […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *