Como Configurar o Xbee Explorer USB Adapter 25

Quem se interessa por redes wireless em automação já deve ter ouvido falar de um módulo muito popular chamado Xbee, uma placa que se comunica via radiofrequência utilizando o padrão Zigbee de comunicação de rede sem fio e permite a interligação de vários módulos.

Com o Xbee você pode construir uma rede wireless extremamente robusta, confiável e de certa forma econômica, pois o módulo Xbee possuem um modo “sleep” que economiza energia quando não estão executando nenhuma ação. Isso permite que os módulos funcionem por muito tempo apenas utilizando baterias.

O Xbee é muito usado em ambientes industriais, onde o fator velocidade não é um ponto crítico, como por exemplo um equipamento que precise enviar dados da produção para um computador central. Isso não impede que o Xbee seja usado com sucesso em aplicações de automação residencial, como alarmes, iluminação, coleta de dados e outras aplicações.

A programação do Xbee exige atenção e por esse motivo vamos dividir esse assunto em 2 tutoriais. Hoje vamos falar do Xbee Explorer USB, que é a placa utilizada para programar o Módulo Xbee :

Xbee USB Explorer Adapter

Com o Xbee Explorer USB, você consegue não só programar e configurar o seu Xbee, como também atualizar o seu dispositivo e realizar uma série de outras tarefas.

Instalação Xbee Explorer USB:

Antes de efetuarmos as ligações do Xbee, vamos instalar o software de programação, que iremos utilizar em conjunto com o Xbee Explorer. Esse software é o XCTU, disponível nesse link.

Ao acessar o link, você será direcionado à página do software XCTU. Clique em Diagnostics, Utilities and MIBS :

Download XCTU - Xbee

Na próxima tela que abrir, clique em XCTU Next Gen Installer, Windows x32/x64 ou na versão de acordo com o seu sistema operacional:

Download XCTU - Xbee - Windows

Baixe o arquivo, que tem o tamanho aproximado de 130 Mb e execute o instalador. Na tela de boas vindas, simplesmente clique em NEXT :

XCTU Install - Tela Inicial

Leia atentamente o contrato de licença e clique novamente em NEXT :

XCTU Install - Licença

A tela seguinte apresenta um aviso de que o usuário do Windows Vista e 7 deve ter direitos de administrador para evitar problemas na cópia de arquivos. Clique em NEXT :

XCTU Install - Administrador

Escolha a pasta de destino de instalação do software e clique em NEXT :

XCTU Install - Pasta destino

Revise a escolhas e clique em Install para que tenha início o processo de cópia dos arquivos :

XCTU Install - Revisão

Aguarde o final da instalação :

XCTU Install - Instalação

Configurando o Módulo Xbee:

O próximo passo é encaixar o Módulo Xbee no Xbee Explorer USB e ligar ao computador usando o cabo usb que acompanha o produto. O módulo que estamos utilizando é o Módulo Xbee Serie 2:

Ao conectar o Xbee Explorer USB ao computador, terá início o processo de instalação dos drivers. No Windows 7 / 64 bits, os drivers foram instalados automaticamente pelo Windows Update, e o dispositivo foi detectado na porta serial Com20 :

Xbee USB Explorer - Drivers

Vamos agora executar o XCTU e procurar pelo módulo Xbee conectado ao USB Explorer. Na tela inicial do programa, clique em Discover Devices :

XCTU - Tela inicial

Selecione a porta serial detectada na instalação do Xbee Explorer USB. No nosso caso, COM20. Depois, clique em next :

XCTU - Discover

Deixe os parâmetros da porta nos valores padrão e clique em Finish para iniciar a varredura :

XCTU - Parâmetros

Na próxima tela, clique em Add Selected Devices para adicionar os dispositivos detectados :

XCTU - Dispositivo detectado

De volta à tela inicial do XCTU, clique no dispositivo, agora listado no lado esquerdo :

XCTU - Dispositivo listado

No lado direito da tela serão carregados os parâmetros previamente gravados no módulo Xbee, como nome do módulo, versão de firmware, configuração de portas, entre outros :

XCTU - Dispositivo configurações

Isso encerra a parte básica de instalação e configuração do Xbee Explorer USB. Em um próximo artigo iremos mostrar como configurar dois módulos Xbee Serie 2 e enviar informações para o Arduino usando o Arduino Xbee Shield.

Arduino_Xbee_Shield

Gostou? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo) e visite nossa loja FILIPEFLOP!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

25 Comentários

  1. Como sempre seus artigos são um ótimo começo para que deseja se aprofundar nesse assunto. Parabéns ! Saberia informar se no Xbee Explorer USB, posso usar módulos Xbee Serie 1 e Serie 2?

    1. Boa noite,

      Sim, tanto o Xbee Explorer USB como o Xbee shield suportam tanto o Xbee Serie 1 como o Serie 2.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  2. Boa noite,
    Por que no meu xctu eu não consigo mudar nem o SL, o SH e nem o MY?

  3. Caros,
    Liguei meu modulo Xbee S2 no Explorer, abri o sistema do xctu, porem na hora de alterar o parametro “MY” ele esta bloqueado.
    O que fazer ?

    1. Bom dia Thiago,

      O seu módulo é o mesmo que utilzamos ? Tive a informação de que em algumas versões do firmware do Xbee não é possível alterar esse parâmetro.

      Grato.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  4. E se o meu computador não instalar os drivers automaticamente? onde encontro pra baixar ou como proceder?

  5. Testei o tutorial no Linux(Ubuntu 14.04, x86_64) e funcionou perfeitamente! Basta rodar com sudo o programa do Xbee. Abraços e parabéns pelo tutorial!

    1. Boa tarde Ronaldo,

      Nós que agradecemos. Essa informação será útil para os outros leitores do blog.

      Abraço !

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  6. Boa noite!
    Preciso montar um projeto com o xbee onde serão necessários 14 comandos para execução dos movimentos. O módulo xbee com a shield acoplada ao arduino mega 2560 eu conseguiria executar todos esses comandos ou há algum limite devido as portas que ele cobre com a shield?
    Grato.

  7. Boa noite.
    Comprei 2 placas Xbee Explorer porém na maior parte das vezes o XCTU não consegue conectar às placas.
    Na tela “Discovery Radio Devices” cheguei até a selecionar tudo, mas não vai. Ontem a noite conectou, hoje não conecta de jeito nenhum. No domingo pela manhã entrou e a tarde não mais…….. O que estou fazendo de errado? Pode me dar uma dica?

  8. Boa tarde Equipe Flipeflop,

    tenho uma duvida quanto a programação do Xbee, é necessário a utilização do Xbee Explorer USB para programar e comandar os módulos Xbee Serie 2 ?

    1. Boa tarde Rafael,

      Não sei se existe outra forma de programação, mas com o Xbee Explorer você consegue alterar os parâmetros dos módulos, atualizar firmware, enviar comandos e configurar a rede do Xbee. Facilita bastante o processo de configuração.

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  9. Pessoal vou adquirir o Xbee Shield, mas preciso de 2 módulos Xbee e 1 Xbee explorer. Como faço? na loja vi somente a Shield.

    Grato pela atenção.

    1. Bom dia Alexsandro,

      Temos todos os produtos disponíveis na loja. O shield, o explorer e os Xbee S1 e S2.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  10. Olá! Gostaria de saber se é possível ler dados recebidos por um XBee através da porta USB ou esse explorer serve apenas para configurar o XBee mesmo?
    E funciona com o S6B?
    A situação é que terei sensores passando dados para um XBee que, por sua vez, repassará para outro conectado ao PC para que possamos monitorar a distância.

  11. Olá pessoal….estou entrando no mundo do arduíno, eu e meus alunos temos um projeto em mente. Gostaria de montar uma rede com mais ou menos 5 sensores, onde eles consigam trocar informações de leituras entre si até chegar a um determinado IP de destino (computador em casa). Gostaria de saber pelo que li, se com o conjunto Arduino UNO + XBee Shield para Arduino + Módulo XBee Antenna 2mW Serie 2 eu consigo montar isso ou preciso comprar mais alguma coisa??

    Juntamente com isso, consigo instalar nesses caras em cada um deles um sensor de umidade de solo, pois quero ler a informação da umidade do solo e transferir via zigbee essa informação até o computador de destino.

    Abraços a todos e obrigado pela ajuda.

    1. Boa tarde Ederval,

      Com os módulos Xbee que vc citou não vai ser possível, já que eles não se conectam à rede wifi “normal” (802.11 b/g/n). Você precisaria de um módulo específico para esse tipo de rede. O que você pode fazer é utilizar módulos Xbee em todas as fases do projeto (5 sensores + 1 sensor no computador de casa).

      Se você quiser usar a rede wifi 802.11 (popular “internet”), dê uma olhada nos nossos artigos sobre o Ethernet Shield W5100. O último, inclusive, fala sobre automação residencial, e pode te ajudar nessa idéia.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  12. Olá, Parabéns pelo site e todo conteúdo que tem aqui.
    Tô com uma dúvida, nessa parte de : “Add Selected Devices”, o meu não reconhece a porta USB, diz que já está sendo usada. Obs.: Quando liguei o xbee no PC ele não instalou os drives automaticamente ai tive que fazer manualmente, será que foi por isso?, como resolvo isso?
    Agradeço desde já!

  13. Bom dia, alguém já conseguiu resetar o módulo xbee S2 com esse explorer USB, por favor alguém me ajuda, não consigo resetar.

  14. Bom dia.
    Adquirimos com vocês os módulos Xbee Pro 900 Digimesh, os adaptadores e placa shield xbee, porém, não conseguimos configurar o módulo coordinator pois o tutorial disponível no blog é de outra versão do xbee, tendo então diferentes parâmetros. Onde posso encontrar as configurações corretas para esse modelo?
    Att.: Giulliana Momm

  15. Boa tarde, poderia me ajudar, em como resetar o xbee, ou como tira-lo do modo sleep sem encontra-lo no xctu?

    Obrigado.

Trackbacks and Pingbacks

  1. […] tutorial anterior sobre Xbee (Como configurar o Xbee Explorer Adapter), vimos como instalar o software XCTU, efetuar a comunicação com o Xbee Explorer USB e ler as […]

  2. […] Para essa parte só seguir as instruções desse link. […]

  3. […] tutorial anterior sobre Xbee (Como configurar o Xbee Explorer Adapter), vimos como instalar o software XCTU, efetuar a comunicação com o Explorer USB e ler as […]