Como utilizar o Gravador de PIC Pickit 3 13

Neste post vamos ver como gravar microcontroladores PIC de forma simples e rápida utilizando o Gravador de PIC USB PicKit 3:

Pickit 3 e PIC16F84A

O Pickit 3 é um gravador de baixo custo, mais rápido se comparado com versões anteriores e que realiza a gravação dos microcontroladores PIC por meio de conexão ICSP (In Circuit Serial Programming). Suporta os microcontroladores PIC das linhas PIC16F, PIC18F, dsPIC33f, PIC24 e PIC 32. Para uma lista completa dos microcontroladores suportados, acesse este link.

Ele também tem a função de debug (depurador), onde você pode conectar o Pickit 3 diretamente no circuito e verificar em tempo real as condições e configurações do equipamento.

Instalação do gravador Pickit 3 e do compilador XC

Nos nossos testes o dispositivo foi reconhecido automaticamente pelo Windows como um dispositivo de entrada USB, sem a necessidade de instalação de drivers:

Driver Pickit3

O Pickit 3 pode ser usado diretamente com o MPLAB. Nesse caso, o programa é compilado, transferido para o Pickit 3 e em seguida gravado diretamente no microcontrolador. Nós já vimos como instalar o MPLAB no post Programando PIC16F628A para piscar um led, e agora vamos explicar como utilizar o MPLAB com o compilador gratuito da Microchip.

Com o MPLAB já instalado, vamos instalar o compilador MPLAB XC8, da Microchip (download). Na seção de downloads, usamos o arquivo MPLAB® XC8 Compiler v1.36:

XC8 - Download

Execute o instalador diretamente do arquivo que você baixou. A instalação é simples, bastando você aceitar os termos de licença na tela seguinte, escolher a opção free (grátis) do instalador, e selecionar a pasta onde o compilador será gravado. Depois disso, basta aguardar o final do processo de instalação:

XC8 - Instalação

Após a instalação, o compilador já estará automaticamente integrado ao MPLAB.

Circuito com Pickit 3 e PIC16F84A

Antes de criar o projeto no MPLAB, monte o circuito abaixo, já que vamos transferir o programa diretamente do MPLAB para o microcontrolador. O circuito utiliza o microcontrolador PIC16F84A (datasheet), um resistor de 1K, um led comum e um cristal de 16 Mhz, já que o 16F84A não possui oscilador interno:

Circuito Pickit3 e PIC16F84AA ligação do Pickit 3 ao microcontrolador é feita conectando os pinos Vpp/MCLR, Vdd, Vss, PGD e PGC aos pinos correspondentes do CI. A alimentação do PIC é feita pelo próprio Pickit, mas você também tem a opção de utilizar alimentação externa. O pino 6 do Pickit 3 não é utilizado. Com o circuito montado e o gravador conectado ao computador, vamos criar o programa no MPLAB e transferi-lo para o 16F84A.

Criação do projeto no MPLAB

Na tela principal do MPLAB, selecione o menu FILE, depois NEW PROJECT. Na tela NEW PROJECT, selecione Standalone Project:

MPLAB - Novo projeto

Na tela seguinte vamos selecionar o microcontrolador. Selecione Mid-Range 8-bit MCUs, e PIC16F84A:

MPLAB - Device

Clique em NEXT e na tela seguinte selecione Pickit3:

MPLAB - Gravador

Selecione agora o compilador XC8:

MPLAB - Compilador

Na última tela, dê um  nome ao projeto. Vamos utilizar Led_Blink_16F84A:

MPLAB - Nome Projeto

Clique em finish para voltar à tela principal do MPLAB, com o projeto criado e a sua estrutura mostrada no lado esquerdo da tela:

MPLAB - Projeto Criado

Vamos adicionar o programa que vai controlar o LED clicando em Source Files, depois em NEW, e finalmente em C SOURCE FILE:

MPLAB - New C Source File

Na tela seguinte defina um nome para o arquivo em C. Pode ser o mesmo nome do projeto. Após clicar em FINISH, será aberta uma tela em branco no lado direito, onde vamos digitar/copiar o programa abaixo:

Feito isso, você terá uma tela parecida com essa:

MPLAB - Programa

Antes de transferir o programa para o microcontrolador, vamos configurar o MPLAB para que o Pickit 3 forneça a tensão de alimentação necessária para o CI. Para isso, clique com o botão direito no nome do projeto, no lado esquerdo da tela (na imagem acima, Led_Blink_16F84A), e selecione PROPERTIES. Na janela Project Properties, selecione Conf: Pickit 3 -> Power, e selecione a opção Power Target Circuit from Pickit3, conforme a imagem abaixo:

Pickit 3 Alimentação

Pressione F6 para que o programa seja transferido para o Pickit 3 e gravado no microcontrolador. Durante o processo de gravação, o led Status do Pickit pisca em vermelho, retornando ao verde quando a gravação for finalizada. Se a gravação foi feita com sucesso, a console do MPLAB deve exibir as mensagens abaixo:

MPLAB - Gravação OK

Teste o programa ligando o Vdd do Pickit 3 ao pino 4 (MCLR) do PIC16F84A. O led vai começar a piscar a cada 1 segundo.

Gostou ? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo), comente e visite nossa loja FILIPEFLOP!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 Comentários

  1. boa tarde, esse gravador vendido eh o original?

  2. Este gravador, grava via micko C for pic?

  3. Excelente tutorial! Muito obrigado.

  4. Boa noite,pode me ajudar deu erro Buld Failed!

  5. Esse gravador é compatível com o windows 10?

    1. Será que a versão do Windows 10 pode ter qualquer influência na gravação com o PicKit 3? Não sei mais oque fazer para usar este bendito gravador.

      João Ricardo Grillo
  6. eu aperto F6 mas não acontece nada o.0 oque eu faço?

  7. Parabéns pelo artigo!
    Simples, objetivo e claro!
    Abraço!

    Cayo Magno da Cruz Fontana
  8. Ola boa noite…porque quando tento usar o pic 12F84A não consigo selecionar o pickit2, só consigo selecionar o pickit3…poderia me esclarecer sobre isso?

  9. Retificando sobre o pic do comentário anterior…é sobre o pic 16F84A

  10. Prezados, estou tentando gravar com o PICKIT 3 porém aparece uma frase: “The target circuit may require more power than the debug tool can provide. An external power supply might be necessary”. Na configuração do gravador a maior tensão possível de configurar no MPLab é 3,5V. Estou fazendo algo de errado?

  11. bom dia, fiz isso e meu pickit 3 só quer gravar apenas pelo Matlab, gostaria de gravar apenas usando o aplicativo Pickit 3, sabe como posso resolver esse problema ?, obrigado

Trackbacks and Pingbacks

  1. […] nosso último post sobre PIC nós vimos Como gravar um PIC usando o Pickit 3, onde mostramos o uso do Gravador PIC USB PicKit3 para programar o PIC16F84A. Agora neste […]