Controlando lâmpadas com Módulo Relé Arduino 210

Neste tutorial vamos explicar como usar o Módulo Relé Arduino e montar 2 circuitos: um circuito com acionamento temporizado de 2 lâmpadas e outro circuito com acionamento por botões de uma lâmpada e um ventilador (pode substituir por outro eletrodoméstico por exemplo).

Este relé 5V pode ser também usado com AVR, PIC, Raspberry, 8051, ARM ou até mesmo o seu circuito eletrônico personalizado. Usando dois pinos do módulo relé arduino, você controla cargas como lâmpadas, motores, fechaduras e eletrodomésticos, desde que a corrente de operação não ultrapasse 10 A (ampéres).

Rele_Arduino

Cada relé desse módulo suporta cargas de até 10 A, em 125 VAC, 250 VAC ou 30 VDC. Leds indicadores mostram o estado do relé  (ligado/desligado) em cada canal. O módulo já contém todo o circuito de proteção para evitar danos ao microcontrolador, e possui baixa corrente de operação.

Especificações Módulo Relé 5V:

  •  Tensão de operação : 5 VDC
  •  Modelo Relé : SRD-05VDC-SL-C (Datasheet)
  •  Permite controlar cargas de 220V AC
  •  Nível de sinal dos pinos IN1 e IN2 : 5 VDC
  •  Corrente de operação : 15 ~ 20 mA
  •  Tempo de resposta : 5 ~ 10 ms
  •  4 furos de 3mm para fixação, nas extremidades da placa
  •  Dimensões reduzidas : 51 x 38 x 20 mm

Pinagem Módulo Relé 5v:

Na imagem abaixo você pode observar a pinagem do módulo relé arduino. No lado esquerdo superior os pinos JD-VccVcc e GND, que permitem que seja conectada uma fonte externa de 5V.  Abaixo, os pinos GND, IN1 (aciona o relé 1), IN2 (aciona o relé 2), e o Vcc. Ao lado dos relés, os contatos NC (Normal Fechado)C (Comum), e NA (normal aberto):

Rele 2 canais 5v - Pinagem

Acionar os dois relés é muito simples e para isso você deve apenas mudar o estado das portas digitais ligadas aos pinos IN1 e IN2. Um detalhe importante desse módulo é que os relés são ativados em nível baixo, ou seja, quando o estado da porta estiver em LOW, o relé será acionado.

Acionando Módulo Relé com Arduino: Circuito 2 Lâmpadas

No exemplo abaixo, vamos acionar duas lâmpadas alternadamente. Os dois relés irão funcionar como chaves eletrônicas, fechando o contato NA (Normal Aberto), e acendendo as lâmpadas a cada 2 segundos. Recomendamos muito cuidado tanto no manuseio como na ordem de ligação dos fios, pois estamos trabalhando com 110 V (ou 220 v)  da rede elétrica.

Circuito rele lampadas

O controle do relé 1 é feito pela porta 7 do Arduino Uno, e o relé 2 é controlado pela porta 8. As duas portas são definidas como saídas e alternam os estados LOW e HIGH, lembrando que o estado baixo (LOW), é que aciona o relé:

Acionando Módulo Relé com Arduino: Circuito 2 Botões

Vamos melhorar esse circuito adicionando dois botões para que você mesmo controle o acionamento dos relés. Vamos utilizar dois push-buttons, mas o mesmo circuito pode ser utilizado com outro tipo de interruptor e até mesmo sensores, como LDR ou sensor óptico. O botão da esquerda aciona o relé 1, que por sua vez está ligado à uma lâmpada. Já o botão da direita controla o relé 2, que no nosso exemplo liga e desliga um ventilador,  mas pode ser substituído por qualquer aparelho de sua preferência, como uma cafeteira ou um motor , desde que a corrente exigida não ultrapasse 10 A:

Circuito rele botoes

Utilizamos novamente as portas 7 e 8, e vamos apenas alterar o programa, para que seja feita a leitura dos botões e o respectivo acionamento dos relés. Como estamos utilizando push-buttons, a cada acionamento o estado do relé será invertido, ligando ou desligando o dispositivo.

Gostou? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo) e visite nossa loja FILIPEFLOP!

Posts Relacionados

210 Comentários

  1. No caso do Módulo relay com 8 canais, consigo fazer o acionamento de canais especificos?

    1. Sim, não são acionados todos os relés de uma única só vez.
      Abraço!

      1. Bom dia!
        Quero acionar um relé pelo pc ! com led acesso indicando que o relé esta ligado, e apagado quando relé estiver desligado.
        como faço?

        Marlene Do Carmo Ribeiro
  2. Bom dia! O sinal para acionar o relé é o LOW? geralmente é o HIGH. O LED aceso indica que o contato NO foi fechado? Obrigado!

    1. Olá Eduardo.
      Ao colocar o relé em estado HIGH você deixa o relé em estado alto, ou seja, desligado. Faça um teste para você ver 🙂
      Abraço!

      1. Boa tarde,

        Estou com um problema que tem a haver +/- com este assunto.
        Tenho um modulo de 2 relés arduino e logo no inicio do setup defino os pinos 12 e 13 como saídas e logo a seguir inicializo esses mesmos pinos ao estado HIGH, isto para que os relés comecem desligados. Mas o que acontece é que quando reinicio o arduino UNO os relés imediatamente atracam e desatracam umas quantas vezes, ao invés de se manterem a OFF até receberem um comando de ON.

        Alguém me consegue ajudar??

        Obrigado.

        Miguel

    2. este módulo inverte o sinal do arduino. Se vc observar o esquema dele, verá que ele possui uma inversora na entrada. Não entendi o motivo.. pra mim isso eh só pra complicar. Vou comprar outro módulo de relé…

      Marcos Felipe de Oliveira
  3. Tem como disponibilizar um esquema não eletrico do modulo ligado ao arduino?

    1. Boa tarde Daniel,

      Boa idéia, vamos reformular esse post e colocar o esquema de ligação para o Arduino.

      Abraço e obrigado !

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  4. Ola posso fazer um jumper no rele?

    Cristiano Nascimento
    1. Olá Cristiano. Poderias explicar melhor sua pergunta?
      Abraço!

    2. Vc pode ligar todos os C contatos comum para ficar com a mesma voltagem !!!! É isso ?? Que vc quer fazer kkkk !!! Abraço !!!

  5. Ola filipe muito legal seu blog, comprei um modulo desse com vcs a pouco tempo, estou usando no meu projeto final tec. automação, já entendi q ele funciona com LOW ao invés de HIGH (arduino), porem preciso tb explicar isso no projeto, como vc poderia me ajudar?? porq ele funciona assim? tecnicamente falando…ate porq um rele comum funcionaria com 5v positivo correto?Preciso colocar no trabalho para amanho 30/06…
    desde já agradeço.

    1. Boa noite Eder,

      Realmente muitos módulos relés são construídos dessa forma. Nesse link você tem uma discussão sobre esse assunto :

      http://electronics.stackexchange.com/questions/90777/4-channel-relay-module-set-to-low-activates-relay

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  6. Alguem porfavor pode me ajudar qual programa que uso para acionar o modulo rele 4 com bluetooth pelo app e qual melhor aplicativo para isso tenho arduino uno / bluetooth hc-05 /modulo de rele 4 nao sei nada de programaçao kkkk obrigado !!! Abraço a todos !

  7. Por favor de uma olhada no menu do blog caixa de pesquisa nao fuciona !!! Abraço !!

    1. Olá edy, testei e não tive problema. Podes conferir novamente?
      Abraço!

  8. Se utilizar um interruptor three-way, como saber o estado do relé??? Quando aciono pelo arduino, sei que tem energia, mas e quando foi ligado pelo interruptor?

    1. Boa tarde Daniel,

      Provavelmente você terá que adaptar ao Arduino um sensor de corrente para detectar se há energia.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  9. Bom dia.
    Muito bom o seu blog.
    Tenho uma dúvida referente a alimentação externa do Arduino, por exemplo eu tenho uma bomba de água que é alimentada a 12v, eu consigo acionar ela somente com a energia da fonte externa do Arduino? Pergunto isso pois se eu conseguir eliminar o relé ficaria mais estruturado meu projeto..

    Everton Francisco Pimentel
    1. Boa tarde Everton,

      Mas você está acionando a bomba por meio do Arduino, se for isso, não tem como, seria necessário o relé.

      Abraços.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  10. Bom dia
    muito bem explicado o seu blog
    gostaria de saber se tem como acionar o rele para ligar as lampadas mas só com RTC
    por exemplo ligar as 18h00 e desligar 00h30.
    Abrço

    1. Boa noite,

      Obrigado. Tem sim, algumas bibliotecas tem a função de alarme, como a RTCLib, que você pode baixar nesse endereço : https://github.com/adafruit/RTClib

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  11. Felipe minha duvida e sobre alimentação via arduino, o correto não seria usar um alimentacao externa para esses reles ? o rele aguenta ate 10 amperes, imagine se eu usar algo que passe pelo rele usanod 9 amperes o rele suportaria mas e o arduino que esta alimentando o rele? o arduino para acionar o rele sendo q cada porta do arduino suporta apenas 40ma eu não corro o risco de queimar o arduino:

    1. Boa tarde Gustavo,

      Os módulos relé já tem um circuito de proteção embutido, evitando a queima do Arduino caso ocorra algum problema. De qualquer forma, mesmo que você use os 10 ampéres suportados pelo relé, esse valor não “passa”, digamos assim, para o Arduino, graças também à esse circuito de proteção.

      Pode usar o módulo tranquilamente. 🙂

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

    2. Gustavo… Quando o relé é acionado, na verdade “passa” uma corrente apenas na bobina do relé, que por sua vez, por efeito eletromagnético, comuta os contatos ligados a “carga”. Sugiro ver um vídeo no youtube sobre funcionamento de relés, ou mesmo dar uma pesquisada no google. Qualquer relé, não necessariamente este utilizado no exemplo… assim vc entende o conceito.

  12. Comprei recentemente módulos relés de 4 e 8 canais e nos testes sem carga ele não dispara (não dá o estalo). O led referente ao relé muda de estado, ou seja, apaga e acende, mas o relé permanece no NC. Você sabe informar se esses relés somente funcionam se eu ligar a carga (a lâmpada, por exemplo)?

    1. Boa noite Vagnos,

      Não, eles tem que acionar mesmo sem carga.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. Voce ligou a alimentação do modulo reles ?, o ideal é colocar uma fonte só pro modulo
        aqui tem mais informações: http://arduino-info.wikispaces.com/ArduinoPower

        1. Boa tarde.
          Não teve jeito. Mesmo ligando uma fonte de 30A, não dispara os reles. O que mais me intriga é que o led indicador acende e apaga normalmente, mas os contatos dos reles não se alteram.
          Devem estar com defeito, já que o que queria era acender lâmpadas através de celular e consegui fazer com um módulo rele de um canal, mas não consigo com o de 4 e de 8 canais que comprei.
          De qualquer forma obrigado.

          VAGNOS KELLY FIGUEIREDO DE MEDEIROS

          1. eu tambem estou tendo esse problema, comprei um de 4canais, os leds mudam normal, mas os reles não acionam

  13. Olá amigo.
    Parabéns pelo blog.
    Eu gostaria de colocar o máximo de acionamentos (botões) e o mesmo numero em reles, vc poderia me informar até qtos botoes e reles eu consigo fazer numa placa de arduino uno?
    Poderia me passar o sketch para esse comando?
    Obrigado

    1. Boa tarde Wilhans,

      No Arduino Uno você tem 14 portas digitais e 6 analógicas, então teoricamente seria possível ligar 10 relés + 10 botões.

      Você pode usar esse artigo como base e aumentar o número de relés.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  14. Tentei adicionar mais um botão e mais uma saída para um terceiro relé mas não deu certo. O que será que fiz de errado? Segue o código que modifiquei abaixo:

    //Programa : Teste Módulo Rele Arduino – Botoes
    //Autor : FILIPEFLOP

    //Porta ligada ao pino IN1 do modulo
    int porta_rele1 = 6;
    //Porta ligada ao pino IN2 do modulo
    int porta_rele2 = 7;
    int porta_rele3 = 8;
    //Porta ligada ao botao 1
    int porta_botao1 = 0;
    //Porta ligada ao botao 2
    int porta_botao2 = 1;
    int porta_botao3 = 2;

    //Armazena o estado do rele – 0 (LOW) ou 1 (HIGH)
    int estadorele1 = 1;
    int estadorele2 = 1;
    int estadorele3 = 1;
    //Armazena o valor lido dos botoes
    int leitura1 = 0;
    int leitura2 = 0;
    int leitura3 = 0;

    void setup()
    {
    //Define pinos para o rele como saida
    pinMode(porta_rele1, OUTPUT);
    pinMode(porta_rele2, OUTPUT);
    pinMode(porta_rele3, OUTPUT);
    //Define pinos dos botoes como entrada
    pinMode(porta_botao1, INPUT);
    pinMode(porta_botao2, INPUT);
    pinMode(porta_botao3, INPUT);
    //Estado inicial dos reles – desligados
    digitalWrite(porta_rele1, HIGH);
    digitalWrite(porta_rele2, HIGH);
    digitalWrite(porta_rele3, HIGH);
    }

    void loop()
    {
    //Verifica o acionamento do botao 1
    leitura1 = digitalRead(porta_botao1);
    if (leitura1 != 0)
    {
    while(digitalRead(porta_botao1) != 0)
    {
    delay(100);
    }
    //Inverte o estado da porta
    estadorele1 = !estadorele1;
    //Comandos para o rele 1
    digitalWrite(porta_rele1, estadorele1);
    }

    //Verifica o acionamento do botao 2
    leitura2 = digitalRead(porta_botao2);
    if (leitura2 != 0)
    {
    while(digitalRead(porta_botao2) != 0)
    {
    delay(100);
    }
    //Inverte o estado da porta
    estadorele2 = !estadorele2;
    //Comandos para o rele 2
    digitalWrite(porta_rele2, estadorele2);
    }
    //Verifica o acionamento do botao 1
    leitura3 = digitalRead(porta_botao3);
    if (leitura3 != 0)
    {
    while(digitalRead(porta_botao3) != 0)
    {
    delay(100);
    }
    //Inverte o estado da porta
    estadorele3 = !estadorele3;
    //Comandos para o rele 1
    digitalWrite(porta_rele3, estadorele3);
    }
    }

    1. Boa tarde Wilhans,

      Sua programação parece que está ok. Creio que seja algum erro nas conexões.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  15. Bom dia, achei interessante esse circuito. Mas gostaria de saber sobre a questão de temporizador, queria fazer um circuito similar, mas que neste caso eu consiga embutir que horário que acionara o eletrodoméstico.

    1. Boa noite Tayná,

      Você pode adaptar um módulo RTC DS1307 ao circuito e assim controlar os horários de funcionamento.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  16. Olá amigo.
    consegui fazer funfar com aquele código, o erro foi que deixei os fios ligados no arduino e daí ele não aceita compilar, dá erro… desconfiei disso e desliguei os fios de alimentação e compilei na boa.

    Então eu consigo 10 botões e 10 relés? muito bom! Eu teria que declarar no inicio da programação por exemplo no caso de uma entrada de botão no analógico: int porta_botao1 = A0; ?

    Valeu!!

    1. Boa noite Wilhans,

      Isso mesmo, declare como A0, A1, A2, etc.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  17. Boa noite, cara sou novato no assunto, porém gostaria de saber se posso utilizar uma fonte de celular essas de 5v para alimentar a placa arduino mega, onde ligarei shield rele.

    obrigado

    1. Boa tarde Erick,

      A fonte recomendada é de 7 à 12 V.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  18. Bom dia. Tentei utilizar um codigo , no entanto, não consegui fazer funcionar. Conectei 2 botões, sendo o primeiro para o (pinobotao) (2,11) e o segundo (pinobotao2) (4,13). Com relação ao n. 1 está funcionando perfeitamente com um delay de 2s., conforme programado, já o segundo não consigo acioná-lo através do botão 2. O projeto é para fazer funcionar o primeiro aparelho por 2s., quando pressionar o botão push n.1., e o segundo por 3s quando pressionar o botão push n. 2. Os botões são indepentes um para o aparelho 1 e o outro para o aparelho 2, ou seja, os reles podem ser acionados ao mesmo tempo ou separadamente quando pressionados pelos seus respctivos botões. Efetuei um teste para verificar se era a fiação do rele 2, mas está funcionando perfeitamente. O que pode estar ocorrendo? Desde já agradeço sua atenção.

    Att

    Ricardo

    const int pinobotao = 2;
    const int pinoopto = 11;
    int estadobotao = 0;
    const int pinobotao2 = 4;
    const int pinoopto2 = 13;
    int estadobotao2 = 0;

    void setup() {
    pinMode(pinoopto, OUTPUT);
    pinMode(pinobotao, INPUT);
    pinMode(pinoopto2, OUTPUT);
    pinMode(pinobotao2, INPUT);

    }
    void loop(){
    estadobotao = digitalRead(pinobotao);
    if (estadobotao == HIGH) {
    digitalWrite(pinoopto, HIGH);
    delay(2000); //aqui voce coloca o tempo que o rele vai ficar ,ligado no caso 30s
    estadobotao2 = digitalRead(pinobotao);
    if (estadobotao2 == HIGH) {
    digitalWrite(pinoopto2, HIGH);
    delay(3000); //aqui voce coloca o tempo que o rele vai ficar ,ligado no caso 30s
    }
    }
    else { digitalWrite(pinoopto, LOW);

    1. Boa tarde Ricardo,

      Provavelmente o erro está nessa linha :

      estadobotao2 = digitalRead(pinobotao);

      que deve ser :

      estadobotao2 = digitalRead(pinobotao2);

      Abraço !

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. Adilson, bom dia
        Mesmo assim não funcionou, li algo sobre o time = millis(); mas não entendi o funcionamento. Me enviaram esta informação.

        Existe um grande problema em usar a rotina delay em um projeto como esse, pois o delay trava seu programa durante o tempo que estiver sendo executado. Por exemplo, se você apertar o botão 1 e ele der um delay de 30 segundos, durantes esses 30 segundos você pode apertar qualquer botão que nada vai acontecer, isso porque o programa está travado nessa espera. Para você conseguir executar mais de uma coisa ao mesmo tempo, havendo esse tempo de espera, é necessário usar uma função do Arduino chamada millis. Para entendê-la, sugiro acessas um código de exemplo presente no próprio Arduino, em Files > Examples > 1.Basics > BlinkWithoutDelay. Neste programa o código não fica travado durante o 1 segundo que o LED pisca, possibilitando a você que faça outras atividades durante o piscar do LED. Infelizmente esse conceito de millis não é muito simples e devido a esta complexidade, jjulgamos que esse comando não seja de caráter iniciante e sim um pouco mais avançado).

        1. Exatamente Ricardo… a função delay “trava” o arduino pelo tempo determinado. Infelizmente é ensinado esta função para contar tempo, no lugar de millis(), em quase todos os tutoriais que vi pela net, mas claro, nos tutoriais para iniciantes… programadores experientes não utilizam delay.

  19. Boa noite,

    Consigo com esses reles acionar um aspirador de Pó também? que possui um motor de 1200W?

    Abs

    1. Bom dia Thiago,

      Desde que o aspirador de pó não ultrapasse a corrente suportada pelo relé, não vejo problema.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  20. olá Filipe, veja se pode me ajudar no meu projeto!
    Montei um cubo de led 3x3x3 conforme o video do Evandro (https://www.youtube.com/watch?v=aqC6jWSOHSg ), conectei ao circuito e ao Arduino Uno.
    Mas o problema é o seguinte:
    Montei ao total 7 cubos de led 3x3x3 e quero ligá-los ao Arduino, se pudesse ser simultaneo seria bom, mas pode ser sequencial através dos relés que vi no teu projeto, ou voce tem outra idéia.

    quero rodar o programa do Evandro nos 7 cubos, ou todos juntos ou sequencial. Pode me ajudar?
    Agradeço desde já, Rene.

  21. Filipe, veja se pode me ajudar no meu projeto!
    Montei um cubo de led 3x3x3 conforme o video do Evandro (https://www.youtube.com/watch?v=aqC6jWSOHSg ), conectei ao circuito e ao Arduino Uno.
    Mas o problema é o seguinte:
    Montei ao total 7 cubos de led 3x3x3 e quero ligá-los ao Arduino, se pudesse ser simultaneo seria bom, mas pode ser sequencial através dos relés que vi no teu projeto, ou voce tem outra idéia.

    quero rodar o programa do Evandro nos 7 cubos, ou todos juntos ou sequencial. Pode me ajudar?
    Agradeço desde já, Rene.

  22. Bom dia,
    Notei que nesse modulo relé tem jumpers para a alimentação, JD-VCC, vc poderia me explicar como usa-los e para que serve o GND-VCC ao lado das entradas de sinais?
    Obrigado.

    1. Boa tarde Anderson,

      O jumper JD-VCC pode ser utilizado quando você quer alimentar o relé sem utilizar os 5V do Arduino, que são ligados justamente nos pinos GND e VCC que você citou.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. Obrigado pela atenção Adilson, então se eu fechar o jumper no JD-VCC posso jogar 5VCC de uma fonte externa nos pinos VCC-GNDsem sobrecarregar meu arduino!
        Obrigado.

      2. posso acionar o rele pelo serial monitor seria necessário usar um resistor para fazer isso ou posso fazer como esta no esquema acima

  23. Ola, boa noite.

    O que acontece se acidentalmente inverter a ligação do vcc e gnd no modulo de relê?

    Desde já grato.

  24. Bom dia,

    Só consigo acionar uma lâmpada por rele sendo a fase ou neutro ligado na rede eléctrica da residencia?

    Obrigado

    1. Boa noite Cleiton,

      Sim, você vai precisar de uma fonte de força para completar o circuito. Siga atentamente as instruções e ligações do tutorial.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  25. Adilson, Boa noite !
    O fato desses módulos de rele com lógica invertida está me causando problemas. Um deles, por exemplo, todas as vezes que dou um reset no Arduino, os relês são acionados momentaneamente, até que, no código eu set as saídas do arduino para high.
    Na Filipeflop, por acaso, tem algum módulo com a lógica direta ? Ou seja acionar os relês com nível lógico alto ?
    Se não, teria como modificarmos esses módulos ? Você pode me enviar o diagrama dos mesmos para eu ver se teria como modificar ? Alguma sugestão sobre isso ?

    1. Bom dia,

      A maioria dos módulos comercializados já vem com essa característica. Uma solução, que eu não sei se pode ser aplicada ao seu projeto, é utilizar a saída NC (normal fechada) ao invés da NO (Normal Aberta).

      Abraço !

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

    2. Vc pode usar um transistor como chave do tipo NPN para inverter á lógica ou até mesmo um CI inversor.

  26. Por favor, não sou muito fera no assunto , estou com uma dúvida .

    Quero ligar um giroflex e tenho um modulo-rele-5v-2-canais. ” https://www.filipeflop.com/pd-6b84a-modulo-rele-5v-2-canais.html“.

    link do giroflex “http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-622552903-sinalizador-para-alarmes-tipo-giroflex-strobe-genno-12v-_JM”

    Bom minha dúvida é o meu rele basta para essa operação?

    Tiago de souza ferreira
    1. Boa tarde Tiago,

      Não temos informações sobre a ligação do giroflex, mas se o seu objetivo é ligar e desligar o equipamento, e este funciona com 12V, vai funcionar perfeitamente. Apenas observe se o equipamento não ultrapassa a amperagem máxima permitida pelo relé.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. O rele tem capacidade de até 10 amperes de corrente, significa que se eu precisar de apenas um ampere ele transmitira apenas um ampere? Estou trabalhando com fechadura eletrica que opera em 12v e 1ampere

  27. Boa tarde, Pessoal.

    Tenho uma dúvida com arduino!!!
    Eu gostaria de saber se existe algum comando no arduino que executa um script!
    Exemplo:

    Criar uma protoboard com um push=Button, e quando apertar esse botão, ele executar um script em qualquer linguagem até porque vai ser um SQL.!

    Algum sabe me dizer?

    eu li sobre o comando p.runShellCommand()

    Mas eu tenho um arduino UNO 🙂

    abs.

    1. Boa tarde Eduardo,

      Tente este artigo : http://www.instructables.com/id/AVRSH-A-Command-Interpreter-Shell-for-ArduinoAVR

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  28. Boa tarde, alguém sabe me dizer como colocar esse código via Bluethooth

  29. Boa Tarde, Tenho um projeto com um Arduino Mega e um Relay Shield com 4 reles de 3A cada.
    Minha duvida é, consigo fazer com que um rele desse acenda as luzes da minha garagem, sendo que são 5 lampadas de LED de 15W / 127V cada ??
    Abraço!!!

    1. Boa tarde Andre,

      Você vai precisar calcular a corrente exigida por essas lâmpadas e verificar se não excedem os 3A dos relés.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  30. ensina como ligar uma lampada com rele e controle remoto

  31. ensina como ligar uma lampada com rele usando um controle remoto

  32. Amigo, boa tarde!

    Quando ligo o rele no arduino ele fica constantemente atracado. o Pino 13 que usei para controle funciona perfeitamente, no led da placa e no multimetro mas nao controle o IN do rele. Será que pode ser problema na placa de rele? Código de teste:

    int rele = 13; //Declara o pino 13 como rele

    void setup()
    {
    pinMode(rele, OUTPUT); //a variavel rele é declarada como saída
    }
    void loop()
    {
    digitalWrite(rele, HIGH); // Rele ligado
    delay(10000); //espera 10 s
    digitalWrite(rele, LOW); //rele desliga
    delay(10000); //espera 3s
    }

    1. Boa noite Alessandro,

      Tente usar outro pino, sem ser o 13, e veja se o problema persiste.

      Grato.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  33. Olá pessoal, quero inverter a rotação de um motor DC com relés, é possível? Abraço…

    1. Bom dia,

      Não temos o exemplo de ligação, e vai depender do tipo de motor que você possui, mas é possível sim. Você vai utilizar o conceito de ponte H.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  34. Boa tarde

    Parabéns pelo projeto gostei muito.

    Gostaria de saber se é possível adicionar display e modulo RF para desligar e ligar aparelhos eletrônico e também programar o horário para ligar e desligar como um sleep de tv .

    1. Bom dia Jairo,

      Obrigado. É possível sim. Para melhores resultados, você deve acrescentar ao circuito um módulo RTC (relógio de tempo real), como o DS1307.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. Boa tarde,

        Valeu cara,muito obrigado

  35. Estou com uma dúvida. Como faço para ligar um botão de um painel de comando na entrada do arduino. Pois os botões do arduino que normalmente são muito pequenos e não serve para utilizar em painéis industriais. minha idéia é a seguinte: Tenho um quadro elétrico de uma bomba. Ligaria um rele SHIELD ao contator, até ai tudo bem. Mas se eu quiser ativar o botão do painel para ele habilitar a entrada do arduino como faço isso?
    Pois o botão do painel é grande e tenho medo de queimar minha porta do arduino. Alguem tem alguma ideia?
    GRATO

    1. Boa tarde Davidson,

      Você pode ligar o botão normalmente. Se ele for utilizado apenas para essa finalidade, não vai interferir no circuito.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  36. Muitíssimo obrigado pelas instruções ajudou muito! Agora posso treinar com o kit que comprei com vocês! Só tenho uma dúvida… preciso acionar uma máquina de ar condicionado industrial que trabalha a 50A/22V consigo achar um relé dessas proporções ou me recomenda algum outro comutador?

    1. Bom dia Eric,

      Existem relés de estado sólido que suportam 50A, com entrada entre 3 e 32VDC, mas não comercializamos esse item no momento.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. Você pode acionar um contator com o relê e assim alimentar sua carga mais alta.

  37. Boa tarde, gostaria de saber se tem algum tutorial ou se vocë mesmo poderia me dizer como eu faço para o ventilador acender com o LDR. Ja comprei o modulo rele e gostaria de saber como continuar no projeto. Muito obrigada!!

    1. Boa tarde Natalia,

      Não temos nenhum post específico sobre esse projeto, mas você pode utilizar esse artigo do Módulo Relé como base, acrescentando as informações desse outro post: http://www.arduinoecia.com.br/2013/09/controle-de-luz-utilizando-ldr.html

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  38. Boa tarde amigos,

    Gostaria de saber se tem como controlar a rotação de um ventilador AC 127V para uma faixa de luminosidades lidas de um LDR e não um liga/desliga como o descrito neste tópico. Trata-se da aplicação do Arduino como PID, para adequar o comportamento de acordo com a variação do Set-point.

    Desde já grato pela atenção e parabéns pelo site!

  39. Tenho um módulo relê com 4, só que tem ficado acionado sempre e não responde ao programa. O que faço?

    1. Bom dia Caio,

      Qual erro apresenta exatamente ?

      Grato.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  40. Ola, teria como acionar este modulo rele com pic 16f628a. Tendo um pulso fica em retenção e com outro pulso desative ?
    Abraços

  41. Olá, recentemente comprei dois Módulo Relé 12V 2 Canais, porém ao testá-los com um arduino uno com exemplo acima, ele só acendo os leds e não fazem o barulho característico dos reles, o que fazer???
    Obg.

    1. Estava tendo o mesmo problema, verifica se há aquela pecinha de plástico conectada ao jd e ao vcc. Ela deve estar lá. Na foto é uma pecinha azul. Boa sorte!

    2. O problema é que o arduino trabalha com 5v, e seus relés são de 12v. Nesse caso você deve trocar os relés.

  42. Poço colocar até quantos relês independentes para controlar lampadas?

    1. Boa tarde,

      Você pode colocar quantos relés precisar, existem várias maneiras de expandir as portas do Arduino, mas caso você use vários módulos, recomendamos utilizar alimentação externa para os módulos relé.

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

    1. “se alguem tiver um codigo pronto”
      Sem noção…

  43. Boa Tarde!

    Gostaria de saber como faço para ligar o rele com 1 botao e desligar o rele com outro botao.

    Obrigado por enquanto

  44. Gostaria e saber se é possível acionar o relé através do receptor de uma campainha sem fio.
    Essas campainhas tem um mini falante e um led que acende quando acionamos a campainha.
    Essa corrente (ou sinal) que alimenta o falante ou o led acionaria o relé (GND e IN1) ??
    Ou funcionaria apenas como o sinal do pino 7 do arduíno e eu teria que acrescentar
    uma fonte 5v (GND e VCC ) ??
    Pretendo acionar uma campainha 110v ligada ao comum + NO.
    Desde já agradeço qualquer esclarecimento.

    1. Bom dia Fernando,

      Possível é, mas pense que você está inserindo um componente “estranho” ao circuito da campainha. Recomendo conseguir o esquema elétrico da campainha, ligação dos botões, falante, etc, para ver que tipo/nível de sinal passa ali.

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  45. ola amigo blog muito bacana me ajudou bastante estou fazendo uma automaçao em casa estou usando um arduino uno e fazendo o sketch para cada lugar, estou para comprar uns arduino nano e gostaria de saber se posso usar 2 arduinos no mesmo rele na mesma in1, tipo eu aperto o botao no arduino 1 ele aciona o rele aperto o botao no arduino 2 e desarma o rele

    1. Boa tarde Rafael,

      Não sei como está o seu projeto, mas não seria mais simples colocar então 2 botões no mesmo Arduino, sendo 1 botão para ligar e o outro para desligar ?

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. ola amigo depois que pensei um pouco percebi que nao daria para ligar pois o arduino continuaria em high meu projeto que estou com dificuldade estou fazendo interruptor touch para controlar 3 zonas de iluminaçao mais seria em paralelo com outro interruptor touch tentei usar o nf2401 pra comunicar com o outro arduino mais ta dando interferencia no touch dei uma pesquisada ontem e vou usar rele de impulso assim posso isolar os arduino mini que vao na caixinha e usar um terceiro que vai ser a central.
        Entao vou ligar em um shield como pulso e o rele do slhield ligado no rele de impulso assim posso ligar quantos interruptores eu prescisar. Vc poderia fazer uma materia sobre esses interuptores sao muitos bacanas para automaçao residencial

  46. Achei bacana esta aplicação da lâmpada e do ventilador.
    Como faço para acionar os mesmo (lâmpada e ventilador) via android – bluetooth.
    Você pode me ajudar?

    Att.

    Edvaldo

  47. Boa tarde,

    Seu blog é excelente!
    Eu estou querendo fazer um projeto parecido com o “ACIONANDO MÓDULO RELÉ COM ARDUINO: CIRCUITO 2 BOTÕES”, porém com ventilador tendo as opções de exaustor e ventilador, podendo ser acionado via bluetooth ou através do interruptor. Você pode me ajudar com o código?

    Desde já agradeço.

    1. Bom dia Fernando,

      Temos exemplos no post tanto para uso dos módulos relé como dos módulo bluetooth, você pode juntar os dois programas de acordo com as necessidades do seu projeto.

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. eu tenho uma placa co 8 reles de 12v auguem sabe como posso aciona com 5v do arduino

  48. Boa tarde, gostaria de montar o mesmo esquema de ligar e desligar lampada e ventilador, porem na lampada quero deixar também a opção de interruptor manual e isso tudo operando através de web server com ethernet shild. Pode me ajudar com o esquema elétrico e código? Obrigado!

    1. Bom dia Rafael,

      Você pode fazer o esquema do relé em paralelo com o interruptor que vc já tem hoje. Quanto ao programa, peço que verifique os tutoriais que temos sobre Webserver, Ethernet Shield e módulos relé.

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  49. Muito legal!!! Estou querendo fazer algo similar, porém de forma dimmerizável com lâmpadas do tipo LED. Consigo fazer isso com os dispositivos citados nesse post?

    1. Boa tarde Gustavo,

      A função de dimmer requer outro circuito, e não é qualquer tipo de lâmpada que aceita. No caso do circuito do post, você consegue apenas ligar/desligar as lãmpadas e/ou equipamentos.

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. poderia dar exemplos de como usar o rele com dimmer?
        Estou bastante interessado nisso.

  50. Pretendo ligar um umidificador no relé. Ele possui 30w de potência e opera a 110v. Este relé vai aguentá-lo??
    Obrigado

    1. Bom dia Brendo,

      Vai sim.

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  51. Estou com duvidas quanto a ligação das lampadas. Eu entendi que devo partir um dos fios que ligam a lampada na tomada. Depois eu pego uma ponta e ligo no contato NA do shield rele e a outra ponta eu ligo onde?

    1. Amigo, o rele funciona como um “interruptor” então uma das fases da rede entra no pino comum do módulo, depois ligue outro fio no NA (normal aberto) e ligue esta na lâmpada, a outra fase vc liga direto da rede na lâmpada. quando o arduino der sinal no módulo ele vai fechar contato e a energia que esta entrando no pino comum, irá sair no NA e ir para lâmpada, fechando o circuito e acendendo a mesma…. pode também utilizar o NF no lugar do NA, ai o sistema funcionará ao contrário.

      Tales Cembraneli Dantas
    2. Você entra com o Positivo que vem da rede no C (Comum) pronto, esse fio morre aí…

      Agora você pega um outro pedaço de fio e liga no NC (Normalmente Comum ou “Normalmente Aberto” como dizem) e finalmente em um dos pólos da lâmpada

      Agora você liga o fio que sobrou da rede, diretamente no pólo restante da sua lâmpada.

      1. Amigo… NC(Normally Closed ou Normalmente Fechado) … NO(Normally Open ou Normalmente Aberto).

  52. Boa noite!

    Pelo datasheet do relé, a corrente nominal na bobina não é 71,4 mA? Ao invés dos 15~20mA mencionados no começo do texto?

    1. Bom dia Guilherme,

      As informações do datasheet se referem ao relé. No post, são as informações do módulo.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  53. Quero ligar um fan de computador no rele, gostaria de saber se é possivel?
    E quando eu ligo no NA, C ou NO?

    1. Bom dia Thiago,

      É possível sim. você pode ligar tanto no NA como no NC, dependendo do seu projeto. o C é o “comum”.

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

    2. Amigo o modelo relé é pra trabalhar com 127v 10A

      Você entende que tudo que você precisa são míseros 12v?

      Você consegue fazer isso apenas utilizando um transístor do tipo npn que vai executar a mesma função que o modelo relé, quando entrar corrente do arduino, ele vai liberar a passagem de 12v pra sua fan…

      É um componente bem pequeno, sem partes móveis, melhor para projetos compactos como um case/cpu…

      Você vai adorar 🙂
      Espero ter ajudado.

  54. Cara, com estes relês e um arduino da pra reformar a máquina de lavar da minha mãe que fudeu a placa kkkkkk

    Tales Cembraneli Dantas
    1. Pergunta indecente…

  55. òla, estou com um problema, quando alimento a arduino meu relé fica o tempo todo acionado, mesmo sem a saída do aduino que seria a 24 estar acionada.

  56. Posso utilizar esse modulo sem o arduino? No caso um sensor magnetico iria atuar abrindo ou fechando os contatos de acionamnto do rele que irá ligar ou desligar uma lampada.

  57. QUAL O VALOR DO RESISTOR PARA LIGACAO COM OS BOTOES?

  58. Boa tarde, comprei um módulo como esse com você, sendo um módulo de 8 relés, ele funcionava normalmente até q um dia começou a piscar várias vezes assim que o arduino era ligado, era como se todos os reles fossem ligados e desligados várias vezes durante uns 2 segundos até normalizar, mas acontece que uma dos reles parou de funcionar, eu tirei o jumper que ligava esse rele defeituoso e o módulo parou de dar esse problema, sendo que uma semana depois ele voltou a dar problema, tive que tirar outro relé com problema, e hoje ele deu problema no terceiro relé, agora apenas 5 funcionam, o que pode estar acontecendo?

    1. trocou o produto? ou obteve algum suporte aqui do site?

  59. Estou com um modulo 12V – 8 Canais ( http://www.miniinthebox.com/pt/8-channel-12v-modulo-rele-para-arduino-funciona-com-oficiais-arduino-placas_p903437.html) + Arduino mega 2560.
    Uso uma fonte externa 12V, porem o Arduino não desarma os reles, tipo o LED fica com o brilho um pouco mais fraco mas não desarma.
    Ja interliguei o GND da fonte com o GND do Arduino, mas mesmo assim sem sucesso.
    Também tentei alimentar o Arduino com a mesma fonte 12V, mas sem sucesso.
    Alguém ja passou por isso?

    1. Provavelmente seu módulo está com os relés com defeito. Teste os relés individualmente.

  60. Precisei do Reles de Controle e ele ajudou bastante a solucionar o meu problema! Antes de escolher temos que levar em conta basicamente a voltagem ou tensão…

  61. Como posso alimentar esse módulo com uma fonte externa?
    Estou utilizando junto a um display LCD e quando o relay dispara está passando interferência e aparecendo uns caracteres estranhos no display.

    1. Bom dia, estou tendo esse mesmo problema, Fábio conseguistes resolver esse problema?

      EDUARDO TOCCHETTO DE OLIVEIRA JUNIOR
  62. Sou iniciante no arduino e estou com um projeto similar.

    Para eu ativar o rele dando um comando pelo computador(deixando o arduino sempre ligado no PC pela USB), qual seria a modificação no código?

    Obrigado!

  63. Meu código ja esta funcionando e tudo para ligar da mesma rede wifi que eu estiver conectado, mas gostaria de conectar meu telefone a umas rede diferente da que o Arduíno estiver ligado e poder dar os comandos de uma rede externa para poder ligar e desligar …. Alguem poderia me informar como alterar o codigo para fazer isso?
    Aguardo retorno de quem puder me ajudar.

    1. Bom dia Luiz,

      O código é o mesmo. O que você precisa fazer é alterar as configurações do roteador para que o seu IP interno seja acessível pela rede externa (internet). Não se esqueça da segurança da rede. 🙂

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. poderia me informar como fazer isso por favor????

        1. Bom dia Luiz,

          Não podemos fornecer suporte para esse tipo de dúvida, mas procure nas opções do seu roteador alguma coisa como “Configuração de Servidores Virtuais” ou “Forwarding”.

          Lá dentro você cria uma regra com a porta de entrada (no caso, porta 80, web), e o IP interno que irá receber essa solicitação (192.168……)

          Abraço!

          Adilson – Equipe FILIPEFLOP

        2. LUIZ
          AGORA SE SUA OPERADORA NAO DISPONIBILIZAR IP VALIDO VC TEM QUE UTILIZAR UM DOMINIO.TEM MUITAS EMPRESAS TRABALHAM COM DOMINIOS,TEM UMA.EMPRESA QUE FORNECE DOMINIO GRATIS MAS PREFIRO O DYNDNS QUE CUSTA 30 REAIS 30 DOMINIOS MAS SE PREFERIR VC PODE CRIAR UMA CONTA NO no-ip E CRIAR UM DOMINIO GRATIS E DEPOIS AUTENTICAR ESSE DOMINIO EM SEU ROTEADOR NA FUNÇÂO DNS E PRONTO VC ACESSA DIGITANTO O DOMINIO CRIADO EX:LUIZARDUINO.NO-IP.ORG

        3. CARO LUIZ VAMOS IMGINAR QUE VC TENHA UM ROTEADOR COM IP 192.168.1.1 E SEU ARDUINO COM IP 192.168.1.3 BLZ?
          SUA OPERADORA DE INTERNET TE DISPONIBILIZOU UM IP VÁLIDO?
          SE SIM VC VAI NA LINHA DO SEU CODIGO NA IDE DO ARDUINO REFERENTE AO SERVE E TERA A PORTA WEB 80 POR PADRÂO,VC PRECISA ALTERAR PARA POR EXEMPLO 8080 . AGORA VC VAI NO SEU ROTEADOR E PROCURE POR Forwarding OU SERVIDOR VIRTUAL EM CASO DE OUTROS EQUIPAMENTOS PODERA ENCONTRAR EM REDIRECIONAMENTO ISSO DEPENDE DE QUE EQUIPAMENTO VC ESTEJA USANDO.ENCONTEANDO ESSA FUNÇÂO VC REDIRECIONA A PORTA 8080 PARA O IP 192.168.1.3 AI BASTA VC DIGITAR O IPVALIDO DE UMA OUTRA REDE

    2. BOA TARDE LUIZ.
      CARA TENHO UM SISTEMA COM ARDUINO QUE ACESSO MEU CIRCUITO DE ILUMINAÇÂO TRANQUILAMENTE DE UMA REDE EXTERNA.
      ACHO QUE POSSO TE AJUDAR!

      VOU DEIXAR MEU NUMERO QUE É DO WHATSAPP TAMBEM CASO NÃO TENHA CONSEGUIDO AINDA 93-981162453

    3. CARO LUIZ VAMOS IMGINAR QUE VC TENHA UM ROTEADOR COM IP 192.168.1.1 E SEU ARDUINO COM IP 192.168.1.3 BLZ?
      SUA OPERADORA DE INTERNET TE DISPONIBILIZOU UM IP VÁLIDO?
      SE SIM VC VAI NA LINHA DO SEU CODIGO NA IDE DO ARDUINO REFERENTE AO SERVE E TERA A PORTA WEB 80 POR PADRÂO,VC PRECISA ALTERAR PARA POR EXEMPLO 8080 . AGORA VC VAI NO SEU ROTEADOR E PROCURE POR Forwarding OU SERVIDOR VIRTUAL EM CASO DE OUTROS EQUIPAMENTOS PODERA ENCONTRAR EM REDIRECIONAMENTO ISSO DEPENDE DE QUE EQUIPAMENTO VC ESTEJA USANDO.ENCONTEANDO ESSA FUNÇÂO VC REDIRECIONA A PORTA 8080 PARA O IP 192.168.1.3 AI BASTA VC DIGITAR O IPVALIDO DE UMA OUTRA REDE

  64. Ótima aplicação. Você sabe me dizer quantos módulos de dois reles consigo controlar com um arduino? Preciso alimentar os reles com fonte externa?

    1. Bom dia Mário,

      Você consegue ligar diversos módulos ao Arduino, dependendo da sua placa. Você pode utilizar praticamente todos os pinos digitais e analógicos.

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  65. Boa tarde Filipe

    Estou precisando de código fonte para acender 5 lâmpadas o srs pode me ajudar ?

  66. Quem sabe não lançam um tutorial, relé com interruptor three way e como saber o status da lâmpada se está acessa…rs

  67. Preciso fazer um código que acenda e apague lampadas durante 2 minutis e 30 seguntos e depois apague, alguma ideia de código?

    1. Depois do código estadorele2 = !estadorele2; disponível aqui no site, escreva delay(150000).

  68. Olá, adorei seu blog!
    Queria fazer um projeto para construir um abajur de baixo custo com arduino, em que utilizasse uma lâmpada RGB, um soquete e aquele controle RF, que já vem nos kits de arduino básico. Além disso, o que mais devo utilizar para a construção desse projeto?
    A ideia é fazer o controle ligar e desligar a lâmpada, assim como haverá um botão que vai acender o abajur em uma cor aleatória. Ou seja, será sorteado 3 valores entre 0 – 255, para formar uma cor no RGB e exibir ao usuário. Você pode me indicar quais componentes usar no projeto e me indicar um exemplo de como efetuar isso?
    Desde já, muito obrigada.

  69. Olá Felipe
    tenho uma duvida?
    tenho um relé igual a esse do seu exemplo posso ligar ele ao Arduino direto para ligar lâmpada ou tenho que montar na protoboard co diodo e transistor desde já agradeço

    1. Boa tarde Carlos,

      Se você tiver só o relé, vai precisar montar o circuito de proteção com diodo, transistor, etc.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  70. Cara parabéns pelo conteúdo, meu TCC segue a mesma ideia! Só que eu precisava, na hora que a pessoa clicar no botão, ele conta 5 minutos e manda um sinal pro rele desligar!
    void loop()
    {
    //Verifica o acionamento do botao 1
    leitura1 = digitalRead(porta_botao1);
    if (leitura1 != 0)
    {
    while(digitalRead(porta_botao1) != 0)
    {
    delay(5000);
    digitalWrite(porta_rele1, LOW);
    }
    //Inverte o estado da porta
    estadorele1 = !estadorele1;
    //Comandos para o rele 1
    digitalWrite(porta_rele1, estadorele1);
    }

  71. Estou com uma dúvida. Comprei um arduino mega junto com um rele de 8 canais. Já consigo fazer toda a programação para que as tomadas funcionem da maneira desejada (utilizo o exemplo do Blink). Porém, meu problema é quando alimento o arduino com uma bateria de 9V. A programação se mantém estável por um tempo e depois parece que o arduino está perdendo a programação e o comportamento das tomadas saem do planejado. Qual seria o problema? A bateria de 9V não consegue alimentar o relé? so para conhecimento cada tomada ascende uma regua com aproximadamente 15 lâmpadas incandescentes de 7w/127v

  72. Boa tarde, tenho um arquivo uno quero comprar um ethernet shield e uma placa para 8 relés, o mesmo consegue suportar essa placa com 8 reles para ligar equipamentos diferentes? Se sim vc tem o projeto para ligar eles juntamente com interruptores? Aguardo resposta para fazer a compra dos mesmos, obrigado desde já

    1. Boa tarde Maicon,

      Segundo informações do datasheet da placa, o Ethernet Shield usa os pinos da interface SPI (11, 12 e 13), e também os pinos digitais 10 e 4 para o “select” (10 para ethernet, 4 para o cartão SD). Logo, sobram pinos suficientes para você ligar o módulo relé. Infelizmente no momento não temos nenhum esquema de montagem em conjunto com interruptores.

      Com relação ao módulo relé, sugiro a utilização de uma fonte externa para alimentação do módulo.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  73. Olá Amigo, só com este módulo relé eu consigo acionar uma bomba de esguincho de carro (12DCV, 3A) com um botão ? Vou alimentar o módulo com Arduino e acrescentar uma fonte ao relé. Ou você teria outra dica de material que poderia adquirir em seu site.

    Grato.

    1. Bom dia,

      Basicamente você vai precisar do módulo relé, uma fonte para o Arduino, uma fonte para o esguicho (12V) e o botão para acionar o relé, além de fios, conexões, etc.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  74. Bom dia, estou com um problema com o modulo reles 4 canais, ao acionar rele, o arduino se comporta de forma anormal, LCD perde as informações, assim como algumas coisas deixam de funcionar. Coloquei um fonte 12V 5A so para o modulo rele, e uma fonte de 9V 1A para o arduino.

    Esta ligado o 5V do arduino ao modulo rele, GND e JD-Vcc na fonte 12V. Desligando o arduino e religando tudo funciona normal, mas depois de um tempo, volta o problema, já troquei o arduino, assim como o modulo de reles. Teria alguma sugestão, ajuda.

    Eduardo W. Figueiró
    1. Boa tarde Eduardo,

      Preciso saber qual módulo relé você está usando, passe o link do produto na loja FILIPEFLOP, por favor.

      Grato

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

        1. Boa tarde Eduardo,

          Certo, mas você está ligando 12V no relé de 5V ?

          Abraço!

          Adilson – Equipe FILIPEFLOP

          1. Boa Noite Adilson

            Assim, deu o problema e acabei por ligar uma fonte externa no modulo rele, ficando duas fontes, uma para o arduino e outra para o modulo rele, continuou o problema. Os reles controlam aparelhos 220V, como umidificador de ar, exaustor, ionizar, etc… Outra coisa que notei é que agora a temperatura e humidade tb estão estranhas, exemplo 17 graus mostra 7 graus e volta a mostrar 17, de forma aleatória.

            O que me deixa muito intrigado, é o fato de ter funcionado certinho por mais de ano, o que ocorreu, foi que perdi o windows do notebook, tendo que formata-lo, assim, tive que reinstalar tudo e refazer o codigo, instalando a ultima versão do compilador do arduino. Tive vários problemas com bibliotecas e etc…

            Obrigado pela ajuda…..

            Eduardo W. Figueiró
  75. Eu gostaria de acrescentar mais botões na pagina web , pois só dá para ligar 2 coisas e eu gostaria de ligar 8 por exemplo mas so tenho dois botões no site … como faço mais botões na pagina ?

  76. Estou fazendo um projeto e preciso fazer o seguinte:
    Tem três botoes ,quando o botão 1 for pressionado ,, o rele 1,3,6 devem ligar ,quando o 2 for acionado ,rele 1,2,6, e quando o 3 apertado ,rele ,2,3,6 ,alguém pode me ajudar no circuito (tipo de botão etc )e no programa ,preciso para o mais rápido possível , Obrigado.

  77. eu estou tentando ligar o projeto que voces fizeram com a ponte H neste projeto com o rele, quero ligar um motor mas a rele iria controlar a passagem de energia ,como faço para ligar a rele na ponte H

  78. Boa tarde,

    É possível fazer esta ligação que permita acionar a lampada pelo rele e pelo interruptor? Tipo eu colocar a lampada do meu quarto pra quando quiser acionar pelo Arduíno ou pelo interruptor.

    1. É possível fazer sim, porem o interruptor precisa ser um “Three way”… tudo que você precisa fazer é conectar os pinos Na e Nf do relé nos parafusos da extremidade do interruptor, conectar o parafuso central do interruptor a rede e o comum a lâmpada.

      1. Tem Tudo o Que você Precisa Nesse “Código-Modelo” Boa Sorte Aí!

        //Apenas Altere os Pinos “2” e “3”, Se necessário e o Programa Funcionará Perfeitamente

        #define SinalRele 2 //Pino de Sinal do Relé Conectado Ao Pino Digital 2
        #define Botao 3 //Pino de Sinal Do Botao Conectado Ao Pino Digital 3
        int BotaoAnt = 0; //Variável de Memória Que Monitora o Estado Anterior do Botão
        int BotaoAtu = 0; //Variável de Memória Que Monitora o Estado Atual do Botão
        int Clique = 0; //Variável Que Simula o Estado “0” e “1” do Botão

        void setup() {
        pinMode(SinalRele, OUTPUT); //Pino 2 Declarado Como Saída
        pinMode(Botao, INPUT_PULLUP); //Pino 3 Declarado Como Variável de Entrada
        } //”INPUT_PULLUP” Faz Com Que o Botão Seja Naturalmente “1” e Não “0”,
        //Porém, Despresa o Uso de Resistor “PullDown” Conectado Entre Gnd e o Pino De Sinal Do Botao
        void loop() {
        BotaoAtu = digitalRead(Botao); //”BotaoAtu” Declarado Como: “Ler Botão”
        if (!BotaoAtu && BotaoAnt) { //Se o Botão Atual é “0” e o Anterior era “1”… (Ou Sejá: Se o Botão Foi Pressionado…)
        Clique++; // Soma “1” à Variável “Clique”
        }
        if (Clique > 1) { //Torna “Clique” = 0 Caso “Clique” Tente Ficar Maior Que 1
        Clique = 0; //–> Dessa Forma, Sempre Que o Botão For Pressionado a Variável “Clique” Irá Ficar
        } //–> Alternando Entre 0 e 1, Permitindo Que Possa Ser Feito Um Controle Através do Comando “switch”.
        delay(20); //Tempo de “Debounce” Para Garantir Que a Leitura Seja Feita Apenas Uma Vez
        BotaoAnt = BotaoAtu; //Atualiza o Valor de “BotaoAnt” Para Comandos Futuros

        switch(Clique) { //Função de Controle da Varíavel “Clique”
        case 0: //Caso Clique = 0 >> Relé Recebe 0
        digitalWrite(SinalRele, LOW);
        break;

        case 1: //Caso Clique = 1 >> Relé Recebe 1
        digitalWrite(SinalRele, HIGH);
        break;
        } //Com Esse Programa é Possível Criar Um Botão ON/OFF Que Pode Ser Adaptado à Um Interruptor “Three Way”
        }

        1. Valeu, muito obrigado, será de grande ajuda este código que você passou. Vou tentar fazer neste fim de semana. To começando agora e ainda estou apanhando muito. Este blog é muito bacana.

  79. ola.
    com esse modulo relay com 8 saídas, eu consigo determinar 4 como timer e 4 com acionamento via botões?

    ja tenho o arduino mega e o modelo relay.
    gostaria de conseguir realizar essas tarefas sem uma afetar na outra.

    muito obrigado.

  80. Boa noite.
    Tudo bem.
    Gosta um vídeo programando passo a passo por favor. Estou fazendo um TCC na área da automação residencial e gostaria de ter umas dicas.

  81. Olá, como posso fazer para ligar os dois reles a um único botão, ex: ao pressionar o botão o rele1 permaneça ativo enquanto o botão estiver pressionado, o rele2 se ative por um curto período ao soltar o botão e depois se desativa.

    1. Dentro do if para chegar a condição doi botão você executa comandos tanto para o rele 1 qto para o rele 2

      1. Até esta parte entendi bem, porem não consigo fazer com que o segundo rele se apague depois de algum tempo, o sistema seria para controlar um compressor de ar, quando uma válvula que faz a leitura de pressão interna do cilindro ativa por estar com pouca pressão ela ligaria o primeiro rele para ligar o motor e encher o cilindro, ao chegar a determinada pressão a válvula se desativa e ativa o segundo rele que ativaria uma solenoide para fazer uma descarga de ar dentro da manqueira que sai do motor e vai para o compressor pois o motor não liga por estar com pressão alta nesse trecho do sistema, esta válvula que faz a leitura da pressão funciona como um interruptor comum só que ao invés de apertá-lo manualmente a pressão do cilindro se encarrega de disso.

  82. Olá! Estou adorando o site, faz tempo que não mexo com eletrônica e resolvi voltar, fazendo automação residencial daqui de casa…. com relação a ligação do rele e o interruptor está beleza eu entendi, mas me diga uma coisa, existe uma forma de armazenarmos o estado atual do rele para deixarmos na mesma posição no caso de uma falta de energia? Digo isso pq imaginei a situação: Você sai de casa deixa as luzes apagadas entretando suponhamos que o rele esteja na posição NA com a lampada apagada, ao faltar energia o arduino vai deixar de mandar o sinal para o rele e ele voltara para o NC fechado e quando a energia voltasse a lampada ligaria sem ninguem em casa. Existe alguma forma de salvar estes dados em memoria com o arduino UNO R3?

    Desde já, muito obrigado.

    1. Boa tarde Luis,

      Você pode guardar essa informação na memória EEPROM do Arduino, e “resgatá-la” quando a placa for ligada novamente. Dê uma olhada nesse post, por favor: http://www.arduinoecia.com.br/2015/03/gravar-dados-memoria-eeprom-arduino.html

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

    2. Basta usar o terminal NA (Normalmente aberto-Rele aberto) dos Reles. Quando volta a energia as lampadas ficam apagadas. No NF (Normalmente fechado), claro, ao contrario, lampadas acesas.

    3. Estou tentando um codigo que adicione acionamento através de controle remoto da TV (infra vermelho) ou aqueles de projetos para arduino. Alem de apagar as lampadas de uma residencia, teríamos a opção por um controle remoto. Ja faço isso usando receptor RF (radio frequencia) de portões de garagens.

  83. Boa tarde Adilson,

    tenho a seguinte dúvida: o Arduíno possui algum módulo ou qual seria a opção para acionamento de cargas na faixa de potência beirando os 5000W, pois, desejo controlar uma máquina de secar roupas em dois estados ou LIGADA ou DESLIGADA. Obrigado.

  84. so tenho uma duvida queria usar esse seu projeto todo ai mais ou invés de botoes queria colocar uma placa Bluetooth ou controle remoto pra acionar os rele … é possível?

  85. Olá Adilson, muito bom seus tutoriais. Parabéns.

    Tenho uma dúvida, como posso fazer para usar esses relés como INPUT??? Ou seja, quero que quando o relé armar (com uma intervenção externa) que eu acenda um LED.

    Pode me ajudar??

    Abraços,

    1. Olá Alexandre!

      O programa para isso é bem simples. Supondo que seu relé é de 5V, você joga a entrada de controle dele em um dos pinos digitais do arduino. Pino 5 por exemplo. Supondo que o seu LED está conectado no pino digital 13, o código ficaria assim:

      int pinLED = 13;
      int entradaRele = 5;

      void setup() {
      pinMode(pinLED, OUTPUT);
      pinMode(entradaRele, INPUT);
      }

      void loop() {
      if(digitalRead(entradaRele)==HIGH) {
      digitalWrite(pinLED, HIGH);
      } else digitalWrite(pinLED, LOW);
      delay(10);
      }

    2. Boa tarde Alexandre,

      Muito obrigado. 🙂

      Infelizmente esse tipo de relé não tem uma saída que envie um sinal quando for acionado… Uma sugestão é colocar um sensor de corrente na saída do relé e assim, quando ele for acionado, enviaria um sinal para o microcontrolador…

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. Opa Adilson,

        coloquei um relé comum onde de uma lado vai para a energia (que está desligada) e a outra saída coloquei um para uma porta digital e outra para o GND. O que está acontecendo é o seguinte: Quando o relé ARMA o arruino fica louco e as vezes RESETA. O programa que fiz é bem parecido com o sugerido pelo LUCAS (Obrigado Lucas, me ajudou bastante sua dica 😀 ), a diferença é que controlo o estado da porta para fazer uma ação só na mudança. Alguma idéia do que pode estar acontecendo??

        Abraços,
        Alexandre Paixão

      2. Adilson bom dia eu tenho um chicote aqui do carro ( quatro lâmpadas 2 lanternas e 2 da placa) que fazemos teste com as lâmpadas , porem quando estar queimada não tenho como identificar a não ser visualmente, sera que vc poderia me ajudar a bolar um esquema pra quando faltar ou estiver queimada uma das 4 lâmpadas mandar um sinal sonoro.

  86. Olá, estou fazendo um projeto no qual quero acionar a bomba d’agua de acordo com o nível de agua do reservatório, no caso eu quero q se o nível de água do reservatório esteja muito baixo, a bomba seja desligada, se o nivel subir ela seja acionada novamente.

    Alguma ideia? sou iniciante no assunto.

    1. Bom dia Pedro,

      Dê uma olhada nesse post, o teste é feito com leds, mas você pode usar as saídas para acionar o relé que liga (ou desliga) a bomba: http://www.arduinoecia.com.br/2014/07/arduino-sensor-de-nivel-de-liquidos.html

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. Olá Adilson,

        Vou testar, depois volto aqui para dizer se funcionou, muito obrigado.

  87. No meu projeto… uso um botão pulsador que utiliza a porta 2 digital como entrada e a porta 7 digital como saída para o relé que aciona uma campainha. Tem como fazer com que saia um valor por essa mesma porta 7 para um módulo bluetooth?

    1. Boa tarde Romullo,

      A comunicação com o módulo Bluetooth é feita via saída serial. Você pode enviar os comandos pela porta 7, configurando essa porta como TX (transmissão) usando a biblioteca SoftwareSerial.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

      1. Boa tarde Adilson. Obrigado pela resposta. Existe a possibilidade de entrar em contato com você para tirar uma dúvida a respeito do meu projeto? É coisa simples… TCC da faculdade. Comecei com Arduino faz pouco tempo. Obrigado e agradeço desde já.

  88. Bom dia, no meu projeto, tenho dois sensores de cor (modelo tcs34725) e estou tendo grandes problemas ao ligar os dois ao mesmo tempo para que os dois funcionem simultaneamente. Gostaria do código para que isso desse certo. Obrigado pela atenção.

  89. Boa tarde,

    Eu sempre faço minhas simulações no Proteus, mas sempre que vejo as imagens dos esquemas que vocês postam me pergunto que simulador é esse que vocês usam. Parece muito o 123d Circuits, mas lá não tem a Raspberry Pi, e vejo ela em alguns projetos aqui. Já procurei em outros posts e não achei.
    Poderiam me informar qual o simulador que vocês usam?

    1. Boa tarde João, é o Fritzing! Toda essa parte de documentar os circuitos, é lá que eles fazem.

      att

  90. Qual programa utilizam para o desenho do circuito? Por exemplo neste caso que esta o arduino uno, o rele, as lampadas e o cabeamento

    1. Eu também fiz essa pergunta e não obtive resposta, continuei pesquisando até achar o Fritzing. Que aparenta ser o que usam aí. Dá uma olhada nesse vídeo:
      https://youtu.be/TphX2gHBeCA

      1. Eu sou iniciante e achei interessante este serviço online da Autodesk (https://circuits.io/). Além do desenho esquemático, é possível colocar o código fonte e fazer simulações.

  91. boa tarde estou tentando usar este seu codigo com 8 reles mas nao to conseguindo poderia me ajudar ?
    gostaria que tivesse essa sequencia de liga e desliga so que em sequencia liga um apaga liga o outro apaga etc..

    1. eai cara, verifica se o modulo acende a luz, se estiver acendendo, deve ser a sua conexao no rele.
      se não estiver acendendo verifica se vc esta colocando no pino certo, o modulo de 8 é exatamente igual a esse do exemplo. so que tem mais portas.

  92. Olá ,poderia me tirar uma duvida de iniciante??
    È possível um arduino nano comandar aquela placa de 8 reles mais um display oled? usando apenas 6 botoões para acionamento dos reles?ou precisaria ser um arduino de maior porte?
    Meu projeto é para instrumentos musicais,onde usarei os 8 reles para ligar e deligar captadores,eu optei pelo arduino nano pelo baixo consumo,tendo em vista eu alimentar todo o projeto com baterias,o display seria somente para escrever o nome da combinação de captadores no instrumento musical
    Grato

  93. Olá! Parabéns a todos pelo blog e pela loja!

    Eu consigo utilizar um esquema com relês para substituir os interruptores de um ventilador de teto?

    Pensei em ligar a Luz com um interruptor normal mesmo e colocar no arduíno as chaves:

    – Modo: Ventilador / Exaustor
    – Cache de velocidade (mínima / média / máxima).

    A parte de traz do espelho se parece com a da imagem abaixo:
    http://2.bp.blogspot.com/-sDi8T6miEAo/UOLoHIJ9-PI/AAAAAAAAEk8/eMLNcwRupEA/s1600/025.jpg

    Obrigado,
    Rodrigo

  94. Bom dia.
    Estou fazendo a automação da minha casa com arduino mega serão 3 placas ligados em rede fiz toda a programação por matriz-vetor o que diminui muito as linhas de programação. Como vou usar aproximadamente 30 placas de reles duplos oi quádruplo eu gostaria de saber qual o motivo desta placa desativar p rele a porta tem que fica high. Ou seja sempre vou gastar uma energia sem necessidade. Tem como mudar isso. Ou tem alguma explicação interessante paralela ser assim

  95. Ola! Esse codigo com os botões, como ficaria se apos apertar o botão ele temporizasse em uma hora. Estou querendo adaptar em dois abajures e tbm apertando novamente interromper a contagem. Já tentei alterar o delay mas não esta dando certo.

    Desde já agradeço

    Diego José Carvalho
    1. Amigo, usando a função delay(), não há como interromper, você teria que usar a função millis()

      Exemplo do uso do millis() (Obs: não sei se há exemplos aqui no filipeflop, mas acredito que se der uma pesquisada, você acha): http://forum.fazedores.com/t/usando-a-funcao-millis-ao-inves-do-delay/1359

      Nícolas Wilson Souza
  96. O módulo relé energiza o arduino?
    Estou em duvida se aquela porta de 5V do relé é para energizar o arduino ou vem 5V do arduino para o relé, porque estou pensando como deixar o arduino ligado, se precisa de pilhas .

  97. Bom dia, parabéns pelo tutorial, teria como me ajudar o seu projeto é bem parecido com um quem preciso fazer, só que o meu seria algo parecido com o jogo passa ou repassa, onde a pessoa q aperta primeiro o push button acende um led, e impossibilita o ou push button, sendo assim o primeiro a aperta acenderia o seu respectivo led e apos alguns segundos o sistema resetaria .

    seria ótimo sua ajuda pra me ajudar a fazer esse projeto ou uma indicação pra me ajudar.

  98. olá. Estou pensando em fazer algo parecido para meu aquário, porém, fico na dúvida se o relé “aguenta” ficar 9 horas ligado (HIGH). Será que ele foi feito pra isso? Ou será que ele foi feito só para uso intermitente?

    1. Olá amigo.. Ele aguenta sim, desde que a corrente seja a suportada pelo relé.

  99. Bom dia,

    Eu tenho um relé 5V, 1 canal com o pino JD-VCC.
    Preciso conectá-lo à Raspberry PI v. 3.
    Todas as minhas portas 5V já estão em uso, no caso preciso alimentá-lo externamente. A ligação com a Raspberry seria só através do pino do sinal ? Teria alguma referência para me passar ?
    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *