Como controlar o Raspberry Pi pelo Twitter 2

Neste tutorial vamos mostrar como executar comandos no Raspberry Pi pelo Twitter usando uma hashtag. O funcionamento é simples, todas vez que uma mensagem com a hashtag #filipeflop for detectada na timeline do Twitter da FILIPEFLOP, o Raspberry Pi irá piscar um LED.

Raspberry_Twitter_Led

Para esse circuito são utilizados alguns poucos componentes e a maioria das tarefas serão feitas no Twitter (para configurar a aplicação que vai se comunicar com o programa), e no programa em Python, que executa as ações necessárias quando detectar a hashtag (piscar o led, imprimir mensagem na tela, etc).

Circuito LED no Raspberry Pi 2

O circuito é bem simples e utiliza um led e um resistor para limitar a corrente. Conecte o led ao Raspberry Pi da seguinte maneira:

Circuito Raspberry Pi 2 - Led

O anodo (+) do led está ligado ao pino 12 (GPIO18), e o catodo (-) ao GND, pino 6. O valor do resistor utilizado no circuito é de 220 ohms.

Criando aplicação no Twitter

Vamos agora criar no Twitter uma aplicação que vai se comunicar com o Raspberry Pi 2. Abra um browser e faça o login no Twitter. Depois disso, acesse o link http://www.twitter.com/apps

Será apresentada a seguinte tela. Clique em Create New App:

Twitter - New app

Na tela seguinte, preencha os dados referentes à descrição da aplicação (os 3 primeiros campos são obrigatórios):

Twitter - Descrição Aplicação

Após o preenchimento, vá até a parte inferior da tela e clique em Create your Twitter application. Será apresentada uma tela com 4 abas. clique na aba Keys and Access Tokens:

Twitter - Aplicação criada

No parte inferior da tela, clique em Create my access token:

Twitter - Criar Access Token

Na próxima tela, após a criação do token, será apresentada uma tela com várias informações, das quais vamos utilizar:

  1. Consumer Key (API Key)
  2. Consumer Secret (API Secret)
  3. Access Token
  4. Access Token Secret

Twitter - Dados conexão

Essas informações serão inseridas no programa posteriormente.

Instalação módulo Twython

Antes de carregar o programa, efetue a instalação do módulo Twython, responsável por fazer a varredura no Twitter. Certifique-se de que o Raspberry esteja conectado à internet, entre no LX Terminal e digite os comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get install python-pip
sudo pip install twython

Após a instalação dos pacotes, digite ou copie o seguinte programa na IDLE:

No programa definimos na linha 12 o pino da GPIO do Raspberry ligado ao anodo do led. Nas linhas 15, 16, 17 e 18, utilizamos as informações que foram geradas quando criamos a aplicação no Twitter (Consumer Key, Consumer Secret, Access Token e Access Token Secret).

Na linha 9, configuramos a hashtag a ser monitorada. No nosso exemplo, a hashtag é #filipeflop

Execute o programa e uma nova janela será aberta. Nesse momento, o programa se comunica com o Twitter e, caso seja recebida uma mensagem contendo a hashtag monitorada, o led irá piscar e a mensagem será reproduzida no Raspberry:

Raspberry - Tweets recebidos

 Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo. Em caso de dúvidas, caso queira trocar uma ideia, ou até mesmo dividir seu projeto, acesse nosso Fórum!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Como ficaria a programação para inserir outros comando, como ligar ou desligar o led.

  2. Excelente o post. Apenas uma sugestão, no final do post colocar a lista dos itens que são necessários para fazer o projeto com o hiperlink para a loja do FilipeFlop. Agiliza e facilita a compra. Obrigada.