Imprimindo peças 3D de várias cores com 1 extrusora Deixe um comentário

Vocês já ouviram falar de transição de cores ou troca de filamentos durante a impressão 3D? Saiba que é possível imprimir peças 3D de várias cores com 1 extrusora.

Isso é algo que fazemos bastante no meio quando queremos uma impressão com duas cores (dual-color) ou quando queremos aproveitar as sobras de filamento que temos em mãos.

Miniatura de boneco fabricado em várias cores.
Troca de filamentos PLA com uma extrusora direct drive.

Mas aí que tá, como fazemos isso com apenas uma extrusora?

Antes de iniciarmos, precisamos fazer algumas observações aqui.

Para se fazer isso, devemos prestar atenção na solda de camadas que é nada mais do que a junção entre uma camada e outra. Enquanto a camada de cima vai sendo extrusada, a de baixo vai esfriando lentamente e isso é o que faz elas colarem. Essa troca tem de ser feita com rapidez pois quanto mais tempo demora, faz a camada esfriar e menos soldadas elas ficam. Ocasionando assim, a ruptura na peça.

É viável fazer a troca de filamentos com materiais diferentes? (EX: ABS e FLEX)

Sim! Mas então nós entramos em outro ponto que são as propriedades do material. No caso do ABS, ele trabalha com uma temperatura mais elevada e pode se usar uma velocidade maior devido ao seu grau de viscosidade. Já no FLEX a sua temperatura é similar mas a velocidade de impressão desce por conta de seu grau de dureza ser bem menor. Sem falar que, no caso do abs, não se pode deixar o cooler de resfriamento ligado pois ele “empena” (efeito warp) devido a alta variação de temperatura.

Efeito Warp em peça fabricada em impressora 3D de filamento
Efeito warp no ABS.

Por isso, o mais indicado é fazer a troca de filamento com materiais iguais. Ou seja, se estás a trabalhar com PLA e for fazer uma troca de cor, use um PLA na troca.

ABS e PLA não são compatíveis. Assim como PETG e ABS também não, pois as camadas não se aderem.

“Ok Noobli. agora me ensina a fazer essa troca ae!”

Para efetuar a troca, vamos ter de verificar se o bico está passando pelo preenchimento da peça. Isso porque, caso haja uma queda de temperatura da qual prejudique a solda entre as camadas, ela não ficará aparente e nem prejudicará a peça como um todo.

Processo de impressão com duas cores numa extrusora Direct Drive.
Início de impressão com duas cores numa extrusora Direct Drive.

Quando o bico estiver no preenchimento, você vai PAUSAR a impressão e rapidamente retirar o filamento antigo e colocar a nova cor.

Cada impressora tem seu diretório como pausar a impressão. Aqui, vamos aprender como fazer numa Wanhao duplicator i3 e numa Ender 3.

“Mas Noobli, por quê fazer numa wanhao e numa Ender?”

Sistemas de extrusão diferentes! Enquanto na Ender 3 temos o sistema Bowden, na Wanhao Duplicator i3 temos o Direct Drive.

Vamos começar pela Impressora 3D Wanhao

Você aperta o botão do LCD e vai em SD Card.

Opção SD Card na Interface da impressora 3D.
Menu SD Card
Opção Pause print na Interface da impressora 3D.
Seleciona “pause print”.

Aí você efetua a troca!

Momento da troca do filamento após pausa da impressão.
Troca do filamento após pausar a impressão.

Logo após a troca, você vai em “continue print”.

Quando a impressão voltar a acontecer, você fica de olho pra ver se o filamento está puxando. Quando aparecer a nova cor, quer dizer que a troca foi bem sucedida!

Impressão em andamento com a segunda cor de filamento.
Impressão com segunda cor de filamento.

Agora vamos para a Impressora 3D Ender 3!

Para isso, chame o menu apertando o botão do LCD. A opção de “pause print” já vai aparecer e é só selecionar a mesma e clicar com o botão.

Depois de pausar, só retirar o filamento e colocar o novo completando todo o percurso do bowden até o bico. Aí é só clicar em “resume print” e “yes”.

Com isso, a impressão vai continuar. Lembre-se de verificar se o filamento está sendo puxado corretamente e se a nova cor apareceu durante a impressão.

Parece simples, mas isso requer uma certa agilidade. Com a prática você conseguirá fazer lindas transições que nem esta!

Resultado final.

Bom pessoas, espero que com este breve artigo vocês consigam fazer trocas de filamento incríveis! Boas impressões de várias cores com 1 extrusora!

Os vejo uma próxima vez! =D

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe