Medidor de índice UV com Arduino 20

Todos sabem dos danos à saúde que uma exposição prolongada ao sol pode causar, devido à radiação UV (Ultravioleta). Neste post vamos montar um medidor de índice UV com Arduino que vai ajudar você a monitorar esse nível de exposição com muito mais segurança. O sensor que vamos utilizar é o Sensor de Raio Ultravioleta UV UVM-30A.

Sensor raio ultravioleta UV UVM-30A

O medidor utiliza uma tabela criada em 1992 chamada UV Index (ou Índice Ultravioleta), que vai de 0 (baixo) a 11 (extremo), indicando o nível dos raios UV. Com esse nível podemos criar uma tabela mostrando as providências que devem ser tomadas para se proteger do sol (usar óculos escuros, protetor solar, roupas adequadas,  etc).

Indice UV - Proteção

O sensor UVM-30A é capaz de detectar raios UV com tamanho de onda entre 200 e 370mm, com uma rápida resposta. A saída de dados é analógica e utiliza um único pino, cujo valor pode ser lido pela maioria dos microcontroladores. O módulo aceita tensão de alimentação entre 3 e 5V.

Ligação do sensor UV ao Arduino

No nosso circuito vamos utilizar um display Oled I2C Azul Amarelo para mostrar a informação do índice UV. Esse display é o mesmo que utilizamos recentemente no nosso projeto de Bafômetro com Arduino. A saída do módulo UV (pino OUT) será ligada ao pino analógico A0 do Arduino.

Circuito Arduino Uno - Sensor UV

No nosso circuito colocamos o sensor UV na protoboard, mas você pode utilizar um cabo para melhor posicionamento do sensor.

Programa medidor de índice UV com Arduino

O programa lê o valor da porta analógica A0, converte esse valor em milivolts e faz a associação com a tabela mostrada abaixo, para exibir no display o valor do índice UV (UV Index) correspondente.

Tabela UV - mV

O display Oled utiliza a biblioteca U8Glib, disponível neste link. A leitura e conversão dos valores lidos do sensor UV será feita dentro do programa, sem o uso de bibliotecas.

Abaixo temos uma imagem do circuito em funcionamento, mostrando o índice UV em uma ensolarada manhã de inverno:

Medidor UV Arduino

Gostou? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo) e visite nossa loja FILIPEFLOP!

Posts Relacionados

20 Comentários

  1. Muito interessante o projeto, pode ser facilmente adaptado para operar em uma estação.
    Vlw!

    1. Valeu Carlos !

      Abraço

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  2. Bom,simples e funcional!Nota 10.

    1. Valeu Edward!

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  3. Olá, muito bom o post, adorei o projeto, só que estou em dificuldade em achar o Display Oled I2C Azul Amarelo, Gostaria de ajuda para programar em um LCDC 1602BYY.
    Obrigado!

  4. Qual melhor método para fazer a plotagem desses valores num grafico?

  5. Boa Noite !
    Este módulo pode ser usado externo ? Com um domo ?
    Também pode ser ligado em qualquer porta analogia ou somente na A0..
    Uso um Arduino 2560.
    Obrigado .

    1. Pode ser conectado em qualquer porta analógica

  6. Boa tarde,

    Estou interessado em comprar 7 módulos deste sensor UV, para usar em um projeto do meu trabalho. No entanto precisaria de um código onde ao invés do resultado aparecer em um display … ele apenas faça um serial print .. mandando os resultados em numeros de 1 a 10… alguém pode ajudar?? acho que é até mais simples do que este… apenas ler o sensor e escrever no serial monitor…

    abç…

    1. Se utilizar como base o cod acima, depois do ultimo else vc coloca Serial.print(UV_index); e no void setup, vc coloca Serial.begin(9600);Pronto irá funcionar.

  7. olá, galera
    gostariamos de saber como poderíamos juntar este circuito com o circuito da estação meteorológica.
    desde já agradecida.

  8. Excelente projeto, mas voce teria algum exemplo utilizando um RaspBerry Pi com TFT ?

    Cesario

    1. Boa noite Antonio,

      Obrigado, veja este post, por favor: http://blog.filipeflop.com/embarcados/como-conectar-display-lcd-tft-raspberry-pi.html

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  9. teria como programar esse mesmo sensor pra medir Lumens ?

  10. me aparece esto al compilar el programa en arduino …. me podria ayudar ??
    exit status 1
    stray ‘302’ in program

  11. Bom dia gostaria de uma ajuda, porque meu sensor só marca 0? não altera a marcação.

  12. A lógica de calcular o índice UV também é válida no sensor GY-ML8511?

  13. Olá, nunca trabalhei com o Arduino, gostaria de saber o que eu preciso para realizar esse Medidor de Indice de UV, vou iniciar do zero, o que eu necessito?
    Placas? Fontes? Software?
    Agradeço sua atenção.

    Paulo Moreira Gomes
    1. Boa tarde Paulo,

      Para o medidor de índice UV você vai precisar do Arduino (pode ser o Uno, a princípio, mas vc pode usar outras versões do Arduino para esse projeto), protoboard, módulo medidor de índice UV, display oled azul/amarelo e jumpers macho-macho para conexão. Você pode usar uma fonte para ligar o projeto sem depender de um computador, ou pode usar baterias para alimentar o conjunto.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

Trackbacks and Pingbacks

  1. […] pra montar o sistema. O blog mostra também alguns projetos mais avançados – por exemplo, um medidor de índice ultravioleta, para ver a radiação do sol no […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *