Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - parte 3

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble – Parte 3 Deixe um comentário

Olá pessoal! O aplicativo Dabble é bem versátil para realizar comandos sem fio através do módulo BLE HM-10, como vimos na parte 1 e parte 2. No artigo de hoje, faremos a leitura de entradas analógicas e digitais através do app.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3Muitas vezes se faz necessário ler simultaneamente as entradas do Arduino, sejam elas digitais ou analógicas. Esse processo pode ser feito através do Monitor Serial, porém, uma maneira de deixá-lo remoto se faz com uso de aplicativos Bluetooth, como o Dabble.

O Dabble possui uma biblioteca própria e exemplos que facilitam estas leituras simultâneas. Neste artigo, faremos a leitura de 5 entradas analógicas e três entradas digitais.

Materiais necessários

Montagem do circuito

Faremos o circuito conforme mostrado na figura abaixo:

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3Onde:

Arduino HM-10 Potenciômetros
1 (TX) RX  
0 (RX) TX  
GND GND pinos 3
5V Vcc pinos 1
A0, A2 e A4   pinos 2 (meio)

Para os sensores de luminosidade e botões, é necessário realizar um circuito divisor de tensão, com uso de um resistor de 10 kΩ. Um terminal do LDR (não possui polaridade por ser um resistor variável) vai para a linha 5V, o outro terminal é conectado junto ao jumper de sinal (pino analógico do Arduino) e o resistor, e o outro terminal do resistor vai para a linha GND.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3Código

Para instalar a biblioteca, vá no menu Sketch => Incluir Biblioteca => Gerenciar Bibliotecas

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3Ao abrir a janela do Gerenciador de Biblioteca, digite na barra de busca a palavra Dabble e aperte Enter. Selecione a primeira opção e clique em Instalar. Ao término, será exibida a palavra INSTALLED ao lado da versão instalada, como na figura a seguir.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3

Após a instalação da biblioteca, faremos uso de um exemplo pronto, conforme o caminho na imagem a seguir.Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3Vá em Arquivo => Exemplos => Dabble => 02. Uno Nano Mega => 04. PinStateMonitor => PinStareMonitor_Uno_Nano.

Não é necessário realizar nenhuma alteração no código.

Atenção: antes de carregar o código, desconecte os pinos TX e RX entre o Arduino e o módulo HM-10.

Conexão no aplicativo

Para realizar o pareamento, habilite a conexão Bluetooth em seu smartphone. Após isto, clique no ícone destacado na figura a seguir.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3

Serão exibidos os dispositivos disponíveis para pareamento. No meu caso, é o MLT-BR05. Clique e aguarde o LED no módulo parar de piscar e a mensagem de pareamento aparecer na tela do smartphone.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3

Selecione Pin State Monitor, opção com ícone de lupa à direita da tela.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3Será aberta uma nova tela, como mostrado a seguir:

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3Para exibição das entradas, existem as abas ANALOG e DIGITAL, sendo ANALOG a primeira opção a ser exibida. São mostrados os valores das entradas analógicas, entre 0 e 1023. Movimente algum potenciômetro ou altere a luminosidade nos LDRs e veja os valores mudarem na tela.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3

Para exibir as entradas digitais, selecione a opção DIGITAL e perceba que a tela altera para os pinos digitais disponíveis no Arduino Uno.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3Aperte qualquer um dos botões e veja que o pino correspondente na tela muda para ON e em coloração laranja. Ao tirar o dedo do botão, ele volta a exibir OFF.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3

Você pode substituir os botões por outros sensores digitais, como sensores de presença, magnéticos entre outros. Da mesma forma, os sensores analógicos.

OBS: Ao colocar os pinos digitais um ao lado do outro, evita que haja leitura errada nos pinos. Caso você aperte um botão no pino 10, os pinos 9 e 11 podem ser influenciados caso não tenham conexão.

Gostou de conhecer o módulo BLE e o app Dabble? Ele possui diversas possibilidades, dentre elas a leitura simultânea dos pinos digitais e analógicos de seu Arduino. Deixe seu comentário logo abaixo se gostou do artigo. E caso queira postar ou tirar dúvidas, acesse nossa Comunidade Maker.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe