Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - parte 3

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble – Parte 3 Deixe um comentário

Olá pessoal! O aplicativo Dabble é bem versátil para realizar comandos sem fio através do módulo BLE HM-10, como vimos na parte 1 e parte 2. No artigo de hoje, faremos a leitura de entradas analógicas e digitais através do app.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3 Muitas vezes se faz necessário ler simultaneamente as entradas do Arduino, sejam elas digitais ou analógicas. Esse processo pode ser feito através do Monitor Serial, porém, uma maneira de deixá-lo remoto se faz com uso de aplicativos Bluetooth, como o Dabble.

O Dabble possui uma biblioteca própria e exemplos que facilitam estas leituras simultâneas. Neste artigo, faremos a leitura de 5 entradas analógicas e três entradas digitais.

Materiais necessários

Montagem do circuito

Faremos o circuito conforme mostrado na figura abaixo:

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3 Onde:

Arduino HM-10 Potenciômetros
1 (TX) RX  
0 (RX) TX  
GND GND pinos 3
5V Vcc pinos 1
A0, A2 e A4   pinos 2 (meio)

Para os sensores de luminosidade e botões, é necessário realizar um circuito divisor de tensão, com uso de um resistor de 10 kΩ. Um terminal do LDR (não possui polaridade por ser um resistor variável) vai para a linha 5V, o outro terminal é conectado junto ao jumper de sinal (pino analógico do Arduino) e o resistor, e o outro terminal do resistor vai para a linha GND.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3 Código

Para instalar a biblioteca, vá no menu Sketch => Incluir Biblioteca => Gerenciar Bibliotecas

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3 Ao abrir a janela do Gerenciador de Biblioteca, digite na barra de busca a palavra Dabble e aperte Enter. Selecione a primeira opção e clique em Instalar. Ao término, será exibida a palavra INSTALLED ao lado da versão instalada, como na figura a seguir.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3

Após a instalação da biblioteca, faremos uso de um exemplo pronto, conforme o caminho na imagem a seguir. Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3 Vá em Arquivo => Exemplos => Dabble => 02. Uno Nano Mega => 04. PinStateMonitor => PinStareMonitor_Uno_Nano.

Não é necessário realizar nenhuma alteração no código.

Atenção: antes de carregar o código, desconecte os pinos TX e RX entre o Arduino e o módulo HM-10.

Conexão no aplicativo

Para realizar o pareamento, habilite a conexão Bluetooth em seu smartphone. Após isto, clique no ícone destacado na figura a seguir.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3

Serão exibidos os dispositivos disponíveis para pareamento. No meu caso, é o MLT-BR05. Clique e aguarde o LED no módulo parar de piscar e a mensagem de pareamento aparecer na tela do smartphone.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3

Selecione Pin State Monitor, opção com ícone de lupa à direita da tela.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3 Será aberta uma nova tela, como mostrado a seguir:

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3 Para exibição das entradas, existem as abas ANALOG e DIGITAL, sendo ANALOG a primeira opção a ser exibida. São mostrados os valores das entradas analógicas, entre 0 e 1023. Movimente algum potenciômetro ou altere a luminosidade nos LDRs e veja os valores mudarem na tela.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3

Para exibir as entradas digitais, selecione a opção DIGITAL e perceba que a tela altera para os pinos digitais disponíveis no Arduino Uno.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3 Aperte qualquer um dos botões e veja que o pino correspondente na tela muda para ON e em coloração laranja. Ao tirar o dedo do botão, ele volta a exibir OFF.

Primeiros passos com módulo Bluetooth HM-10 e app Dabble - Parte 3

Você pode substituir os botões por outros sensores digitais, como sensores de presença, magnéticos entre outros. Da mesma forma, os sensores analógicos.

OBS: Ao colocar os pinos digitais um ao lado do outro, evita que haja leitura errada nos pinos. Caso você aperte um botão no pino 10, os pinos 9 e 11 podem ser influenciados caso não tenham conexão.

Gostou de conhecer o módulo BLE e o app Dabble? Ele possui diversas possibilidades, dentre elas a leitura simultânea dos pinos digitais e analógicos de seu Arduino.


Se você tiver dúvidas, sugestões ou experiências para compartilhar, fique a vontade para deixar um comentário abaixo. E para não perder nenhum conteúdo como este, não deixe de nos seguir no Instagram.

Faça seu comentário

Acesse sua conta e participe