Primeiros passos com Raspberry Pi e Linux Deixe um comentário

A placa Raspberry Pi é o que podemos chamar de um mini computador, permitindo que você rode editores de texto, planilhas, navegue na internet e até desenvolva programas usando, por exemplo, Python ou Java. Neste tutorial vamos explicar como montar uma configuração de Raspberry Pi e Linux instalando o Raspbian e também mostrar os primeiros passos de programação utilizando Python.

Raspberry Pi 3 Anatel

Falando mais especificamente do hardware, a Raspberry Pi tem o tamanho aproximado de um cartão de crédito, possuindo diferentes versões. A mais recente é a Raspberry Pi 3, que tem processador de 1.2GHz e 1GB de memória, wifi e bluetooth integrados. Outras versões comuns são a Raspberry Pi 2, com processador de 900Mhz e 1GB de memória, e a sua antecessora, a Raspberry Pi versão B+, com processador de 700MHz e 512MB de memória. A placa Raspberry Pi Permite, assim como o Arduino, que você ligue sensores, displays e outros componentes utilizando o conector GPIO de 40 pinos. GPIO significa General Purpose Input/Output, ou Entrada e saída de uso geral, em tradução livre.

GPIO Raspberry Pi 3

Essas três versões da placa tem 4 portas USB, saída de áudio e vídeo composto no mesmo conector, porta HDMI e conectores para câmera e display, além do conector de 40 pinos GPIO. Não possui HD (disco rígido), mas você pode utilizar um HD externo ligado à uma das portas USB, ou então armazenar os arquivos no cartão microSD, cujo slot está localizado na parte de trás da placa.

Raspberry Pi - Conectores

Esse slot para cartão microSD, inclusive, é uma parte importante do Raspberry, pois é através de um cartão como esse que iremos instalar o Raspbian, um sistema operacional baseado em Linux e otimizado para uso com o Raspberry.

Instalando o Raspbian

Neste tutorial vamos abordar a instalação do Raspbian em uma placa Raspberry Pi 3, mas o procedimento é o mesmo para todas as placas da linha Raspberry. Em primeiro lugar, vamos conectar alguns periféricos para facilitar a instalação e configuração da placa:

Nesse ponto, será necessário primeiro preparar o cartão SD com o Sistema Operacional, portanto, aguarde um pouco para ligar a fonte de alimentação no Raspberry.

Preparando o cartão SD

Coloque o cartão SD no computador e formate-o em FAT ou FAT32. Para melhores resultados, utilize o SD Formatter, disponível nesse link.

Vá até a seção de downloads do site oficial do Raspberry Pi Foundation (www.raspberrypi.org) e procure pelo download Noobs – Offline and network install, clique em Download ZIP  para baixar o arquivo:

Noobs

O Noobs é uma das formas mais simples e práticas de instalar o sistema operacional para o Raspberry, pois é um pacote que contém várias versões do SO, com uma interface que facilita o processo de instalação.

Descompacte o Noobs (a versão que utilizamos é a NOOBS_v1_3_9.zip) e você terá uma estrutura de pastas como essa:

Noobs - Arquivos

Copie todos esses arquivos para o cartão SD que você acabou de formatar.

Conectando o Raspberry Pi

Conecte o Raspberry ao monitor usando a saída HDMI e conecte o mouse e o teclado nas portas USB. Insira também o cartão microSD já com o Noobs copiado.

Conecte por último a fonte de alimentação. Nesse momento, os arquivos de inicialização copiados para o cartão microSD serão carregados.

Configurando a Raspberry Pi e Linux

Na tela inicial você verá apenas o Raspbian na lista. Se quiser verificar outras opções de distribuições que podem ser instaladas, selecione o ícone da conexão wifi na parte superior. Vamos utilizar o primeiro da lista, o Raspbian, que é um sistema operacional baseado em Linux e otimizado para utilização com o Raspberry.

Raspberry Pi e Linux

Use as setas do teclado ou o mouse para selecionar  o  Raspbian, conforme destacado,  e clique em install no menu superior. Será exibida uma mensagem informando que o sistema operacional selecionado será instalado no cartão microSD, e todos os outros arquivos do cartão serão apagados. Clique em YES para confirmar.

Noobs - Aviso

A partir desse momento o cartão será preparado e o Raspbian instalado. Esse processo pode demorar um pouco:

Noobs - Instalação

Após a instalação, o Raspbian já entra diretamente na tela principal do sistema operacional:

Tela principal Raspbian

Acendendo um led com o Raspberry Pi

Finalizada a instalação do sistema operacional Raspbian, temos uma configuração com Raspberry Pi e Linux. Podemos agora testar a parte do hardware da placa. Para isso, vamos utilizar um programa em Python que vai acionar uma das portas de entrada/saída da placa.

Conecte o led no conector GPIO seguindo o esquema de ligação abaixo. Utilizaremos apenas o pino 6 (GND), e o pino 12 (GPIO18). Na imagem abaixo temos o circuito montado em um Raspberry Pi 3, mas o mesmo circuito pode ser utilizado tanto na versão B como na B+:

 

Circuito RP Led

Na tela inicial do Raspbian, clique no ícone IDLE3 e carregue a interface de programação do Python:

Python shell

No menu FILE, clique em NEW FILE e digite o seguinte programa:

No programa, colocamos os comandos para ligar e desligar o led em pequenas subrotinas (acendeled() e apagaled(), respectivamente), para mostrar o funcionamento desse tipo de estrutura em Python.

Pressione F5 para que o programa seja executado e o led comece a piscar em intervalos definidos pela variável TEMPO.

Adquira a sua placa Raspberry na loja FILIPEFLOP, e veja também os nossos kits com a placa Raspberry Pi 3: Kit Raspberry Start e Kit Raspberry Intermediate.

Gostou deste tutorial com Raspberry Pi e Linux? Deixe seu comentário logo abaixo. Em caso de dúvidas, caso queira trocar uma ideia, ou até mesmo dividir seu projeto, acesse nosso Fórum!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *