Primeiros passos com Raspberry Pi e Linux 8

A placa Raspberry Pi é o que podemos chamar de um mini computador, permitindo que você rode editores de texto, planilhas, navegue na internet e até desenvolva programas usando, por exemplo, Python ou Java. Neste tutorial vamos explicar como montar uma configuração de Raspberry Pi e Linux instalando o Raspbian e também mostrar os primeiros passos de programação utilizando Python.

Raspberry Pi 3 Anatel

Falando mais especificamente do hardware, a Raspberry Pi tem o tamanho aproximado de um cartão de crédito, possuindo diferentes versões. A mais recente é a Raspberry Pi 3, que tem processador de 1.2GHz e 1GB de memória, wifi e bluetooth integrados. Outras versões comuns são a Raspberry Pi 2, com processador de 900Mhz e 1GB de memória, e a sua antecessora, a Raspberry Pi versão B+, com processador de 700MHz e 512MB de memória. A placa Raspberry Pi Permite, assim como o Arduino, que você ligue sensores, displays e outros componentes utilizando o conector GPIO de 40 pinos. GPIO significa General Purpose Input/Output, ou Entrada e saída de uso geral, em tradução livre.

GPIO Raspberry Pi 3

Essas três versões da placa tem 4 portas USB, saída de áudio e vídeo composto no mesmo conector, porta HDMI e conectores para câmera e display, além do conector de 40 pinos GPIO. Não possui HD (disco rígido), mas você pode utilizar um HD externo ligado à uma das portas USB, ou então armazenar os arquivos no cartão microSD, cujo slot está localizado na parte de trás da placa.

Raspberry Pi - Conectores

Esse slot para cartão microSD, inclusive, é uma parte importante do Raspberry, pois é através de um cartão como esse que iremos instalar o Raspbian, um sistema operacional baseado em Linux e otimizado para uso com o Raspberry.

Instalando o Raspbian

Neste tutorial vamos abordar a instalação do Raspbian em uma placa Raspberry Pi 3, mas o procedimento é o mesmo para todas as placas da linha Raspberry. Em primeiro lugar, vamos conectar alguns periféricos para facilitar a instalação e configuração da placa:

Nesse ponto, será necessário primeiro preparar o cartão SD com o Sistema Operacional, portanto, aguarde um pouco para ligar a fonte de alimentação no Raspberry.

Preparando o cartão SD

Coloque o cartão SD no computador e formate-o em FAT ou FAT32. Para melhores resultados, utilize o SD Formatter, disponível nesse link.

Vá até a seção de downloads do site oficial do Raspberry Pi Foundation (www.raspberrypi.org) e procure pelo download Noobs – Offline and network install, clique em Download ZIP  para baixar o arquivo:

Noobs

O Noobs é uma das formas mais simples e práticas de instalar o sistema operacional para o Raspberry, pois é um pacote que contém várias versões do SO, com uma interface que facilita o processo de instalação.

Descompacte o Noobs (a versão que utilizamos é a NOOBS_v1_3_9.zip) e você terá uma estrutura de pastas como essa:

Noobs - Arquivos

Copie todos esses arquivos para o cartão SD que você acabou de formatar.

Conectando o Raspberry Pi

Conecte o Raspberry ao monitor usando a saída HDMI e conecte o mouse e o teclado nas portas USB. Insira também o cartão microSD já com o Noobs copiado.

Conecte por último a fonte de alimentação. Nesse momento, os arquivos de inicialização copiados para o cartão microSD serão carregados.

Configurando a Raspberry Pi e Linux

Na tela inicial você verá apenas o Raspbian na lista. Se quiser verificar outras opções de distribuições que podem ser instaladas, selecione o ícone da conexão wifi na parte superior. Vamos utilizar o primeiro da lista, o Raspbian, que é um sistema operacional baseado em Linux e otimizado para utilização com o Raspberry.

Raspberry Pi e Linux

Use as setas do teclado ou o mouse para selecionar  o  Raspbian, conforme destacado,  e clique em install no menu superior. Será exibida uma mensagem informando que o sistema operacional selecionado será instalado no cartão microSD, e todos os outros arquivos do cartão serão apagados. Clique em YES para confirmar.

Noobs - Aviso

A partir desse momento o cartão será preparado e o Raspbian instalado. Esse processo pode demorar um pouco:

Noobs - Instalação

Após a instalação, o Raspbian já entra diretamente na tela principal do sistema operacional:

Tela principal Raspbian

Acendendo um led com o Raspberry Pi

Finalizada a instalação do sistema operacional Raspbian, temos uma configuração com Raspberry Pi e Linux. Podemos agora testar a parte do hardware da placa. Para isso, vamos utilizar um programa em Python que vai acionar uma das portas de entrada/saída da placa.

Conecte o led no conector GPIO seguindo o esquema de ligação abaixo. Utilizaremos apenas o pino 6 (GND), e o pino 12 (GPIO18). Na imagem abaixo temos o circuito montado em um Raspberry Pi 3, mas o mesmo circuito pode ser utilizado tanto na versão B como na B+:

 

Circuito RP Led

Na tela inicial do Raspbian, clique no ícone IDLE3 e carregue a interface de programação do Python:

Python shell

No menu FILE, clique em NEW FILE e digite o seguinte programa:

#Programa : Teste porta Raspberry Pi e Linux
#Autor : FILIPEFLOP

#define o tempo que o led ficara aceso ou apagado
tempo = 2

#Define biblioteca da GPIO
import RPi.GPIO as GPIO

#Define biblioteca de tempo
import time                           
GPIO.setmode(GPIO.BOARD)

#Define o pino 12 da placa como saida
GPIO.setup(12, GPIO.OUT)

#rotina para acender o led
def acendeled(pino_led):
    GPIO.output(pino_led, 1)
    return

#rotina para apagar o led
def apagaled(pino_led):
    GPIO.output(pino_led, 0)
    return

#Inicia loop
while(1):      
  #Acende o led
  acendeled(12)
  #Aguarda  segundo
  time.sleep(tempo)
  #apaga o led
  apagaled(12)
  #Aguarda meio segundo e reinicia o processo
  time.sleep(tempo)

No programa, colocamos os comandos para ligar e desligar o led em pequenas subrotinas (acendeled() e apagaled(), respectivamente), para mostrar o funcionamento desse tipo de estrutura em Python.

Pressione F5 para que o programa seja executado e o led comece a piscar em intervalos definidos pela variável TEMPO.

Adquira a sua placa Raspberry na loja FILIPEFLOP, e veja também os nossos kits com a placa Raspberry Pi 3: Kit Raspberry Start e Kit Raspberry Intermediate.

Gostou deste tutorial com Raspberry Pi e Linux? Deixe seu comentário logo abaixo. Em caso de dúvidas, caso queira trocar uma ideia, ou até mesmo dividir seu projeto, acesse nosso Fórum!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Comentários

  1. Gostaria de fazer o mesmo esquema só que com interface tipo form, com botão para ligar e desligar na tela. Como seria o código e qual aplicativo para criação do mesmo. Desde já grato pela colaboração.

    Maicolm Silva de Souza
    1. Alguém pode me ajudar

      Maicolm Silva de Souza
      1. Boa tarde Maicolm,

        Vamos lá. Qual a sua dúvida?

        Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  2. No schema do “acendendo o LED”, qual resistor é utilizado?

    1. Olá Lucas!

      A princípio qualquer resistor entre 100 e 1k deve funcionar.

      Abraços!

      André – Equipe FILIPEFLOP

  3. Consigo usar o monitor do notebook para instalar o linux na raspberry?
    Não possuo tv ou outra opção

    1. Talvez funcione … use o cabo HDMI conectando o Raspi ao seu Notebook.

  4. Boa noite!
    Eu sou novo no mundo do Raspberry e gostaria de saber se é possível aplicar este código no sistema retropie e no lugar do led seria o cooler.
    Desde já agradeço a atenção