Utilizando Raspberry Pi 2 com Display LCD 20×4 3

Neste artigo vamos mostrar como ligar, em poucos passos, um Raspberry Pi 2 com Display LCD 20×4, permitindo que você mostre as mais diversas informações como avisos, mensagens, data, hora, informações de sensores, endereço ip, etc, criando uma eficiente interface de comunicação com o usuário.

Raspberry_Pi_Display_20x40_Imagem (1)

Antes de conectar o display, vamos preparar o Raspbian atualizando o sistema operacional e instalando a biblioteca necessária para o seu funcionamento.

Instalação biblioteca LCD

Conecte o seu Raspberry Pi 2 à internet utilizando a porta ethernet ou um adaptador wifi. Abra uma janela de terminal (LX Terminal), e execute os comandos abaixo, ignorando eventuais mensagens de erro informando que o pacote já está instalado:

sudo apt-get update
sudo apt-get install build-essential python-dev python-smbus python-pip git
sudo pip install RPi.GPIO

Vamos fazer agora o download e instalação da biblioteca da Adafruit, a Adafruit_Python_CharLCD:

cd ~
git clone https://github.com/adafruit/Adafruit_Python_CharLCD.git
cd Adafruit_Python_CharLCD
sudo python setup.py install

Será criada uma pasta chamada Adafruit_Python_CharLCD. Dentro dela, você encontra uma outra pasta chamada EXAMPLES, com vários programas para testes, como envio de strings, utilização com displays RGB, entre outros. A biblioteca funciona com displays 16×2 e 20×4, bastando alterar duas linhas no programa.

Conectando o display LCD 20×4 ao Raspberry Pi 2

A conexão utiliza 4 pinos de dados e 2 de controle, e no Raspberry vamos usar as portas 18, 23, 12, 16, 20 e 21 para os pinos RS, E, D4, D5, D6 e D7, respectivamente. A alimentação do display será feita pelos pinos 2 (5V) e 6 (GND) do Raspberry.

GPIO Raspberry

Monte o circuito abaixo utilizando um potenciômetro para ajuste do contraste do display. Utilizamos um potenciômetro de 10 K mas você pode usar outros valores, como 50 K ou 100 K:

Circuito Raspberry e LCD 20x4

Caso necessite, é possível reduzir a luminosidade da luz de fundo do LCD utilizando um resistor entre o pino 15 do display e o Vcc.

Programando o Raspberry Pi 2

Digite ou copie o programa abaixo na IDLE do Raspbian. Você pode utilizar esse mesmo programa para controlar displays 16×2, alterando os valores nas linhas 18 (colunas) e 19 (linhas), e tomando cuidado para que o valor das linhas e colunas nos comandos lcd.set_cursor() não ultrapasse os limites do display que você estiver utilizando.

Além dos comandos utilizados no programa, a biblioteca contém ainda funções para habilitar ou desabilitar o display, modificar o cursor, utilizar caracteres customizados e controlar a luz de fundo. Abra uma janela do terminal e execute o comando abaixo para ter uma relação completa das funções disponíveis na biblioteca:

python
import Adafruit_CharLCD as LCD
help(LCD.Adafruit_CharLCD)

Gostou? Ajude-nos a melhorar o blog atribuindo uma nota a este tutorial (estrelas no final do artigo) e visite nossa loja FILIPEFLOP!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. Tenho um raspberry pi 2 e um hifiberry dac+, como eu faço para adicionar um display lcd 16×2 para que informe a música/tempo e banda que está tocando?

  2. Ótimo exemplo. Parabéns.
    Eu tô querendo montar um pequeno servidor de arquivos com o Rapberry Pi, e na frente da caixinha vou colocar um display LCD 20×4.
    Quero mostrar informações de velocidade e temperatura do CPU e o quanto de espaço vazio tem nos HDs externos que estiverem plugados nas portas USB. Tem ideia de onde posso encontrar essas informações?
    Obrigado.

    1. Bom dia Fernando,

      Creio que nesse link tenha (quase) tudo que você precisa: https://www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?f=32&t=22180

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP