Raspberry Pi 3

Review Raspberry Pi 3: Tudo que você precisa saber 21

A Raspberry Pi 3 é uma excelente alternativa para você que está desenvolvendo projetos que requerem capacidade de processamento e performance. Neste post vamos fazer detalhar tudo que você precisa saber sobre esta poderosa placa.

 

Raspberry Pi 3 x Raspberry Pi 2

As comparações com a placa Raspberry Pi 2 são inevitáveis. As diferenças básicas dessa placa para a sua antecessora são a presença do Wifi e Bluetooth integrados, além do clock de 1.2 GHz. Vamos começar falando do processador. No Raspberry Pi 3, temos um processador quad-core de 64 bits (Broadcom BCM2837) e no Pi 2 temos também um quad-core, mas de 32 bits (Broadcom BCM2836).

Esse detalhe por si só já faz um grande diferença, mas também temos a questão do clock: 1.2 GHz no Pi 3, contra 900 MHz no Pi 2. Em um cálculo bem simples, são 300MHz à mais no processador do Raspberry Pi 3. Conta ainda com uma arquitetura mais avançada: Cortex-A53 contra o Cortex-A7 no Pi 2.

Na parte gráfica, as duas placas usam o processador gráfico VideoCore IV 3D. Mas no Pi 3 ele trabalha à 400 MHz, enquanto que no Pi 2 trabalha à 250 MHz. Com esse processador gráfico você consegue rodar vídeos em 1080p com relativa tranquilidade.

Visualmente as duas placas são muito parecidas.  Os 4 conectores USB e ethernet ficam nas mesmas posições, assim como os conectores para câmera (CSI), display (DSI) e o slot para cartão microSD. A diferença mais visível é a presença da antena do wifi no lugar onde antes ficavam os leds de alimentação/dados. Agora esses leds ficam no outro lado da placa, próximos ao conector de alimentação micro usb.

Também não houve nenhuma mudança na parte de GPIO, que continua com 40 pinos e no Pi 3 segue o mesmo esquema de conexão do Pi 2.

Vale destacar  também que a Raspberry Pi 3 passou a ser produzida na cor azul. Exclusividade para o mercado brasileiro e que você só encontra na FilipeFlop.

Certificação Anatel

A certificação de um produto por parte da Anatel garante mais segurança para o usuário.  É a certeza de que o equipamento está dentro das especificações e testes definidos pela Agência, e em conformidade com a regulamentação brasileira de telecomunicações.

Serve também para você que deseja usar o Raspberry Pi em um produto que será comercializado posteriormente. Isso porque a Anatel exige que todos os dispositivos que incluem tecnologias de transmissão de dados (como wifi e bluetooth) devam ser homologados.

A Raspberry Pi 3 na versão blue já possui a certificação da Anatel e representa uma conquista muito grande para o mercado de tecnologia.

Instalação e testes com o Raspberry Pi 3

Instalar o Raspbian no Raspberry Pi 3 é uma tarefa bastante tranquila (e rápida). Utilizamos o Noobs 1.90, que já era habitual no Pi 2.

Após a conclusão da instalação, o adaptador wifi integrado é reconhecido automaticamente. Basta escolher a rede wifi e digitar a senha para conexão.

Para usar o bluetooth você pode utilizar o pacote Bluez, que funciona por linha de comando e já está embutido no Raspbian. Outra alternativa é instalar o blueman e fazer isso com uma interface gráfica. Para instalar o blueman, primeiro atualize o Raspbian com os comandos abaixo:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Após a atualização, instale o pacote do blueman:

sudo apt-get install blueman

Após a instalação reinicie o Raspbian. Ao lado do ícone do wifi, aparecerá o tradicional ícone azul do bluetooth. Você pode clicar nele para tornar o Raspberry visível na rede bluetooth, parear dispositivos, verificar conexões, etc.

Raspberry Pi 3 Bluetooth

Considerações finais

O Raspberry Pi 3 apresenta um evidente ganho de performance em relação às placas anteriores, sendo uma ótima opção para você montar um mini-pc para trabalho ou mesmo lazer.

A presença do wifi e bluetooth integrados também fazem uma grande diferença, já que você não terá que comprar esses adaptadores separadamente, além disso eles já são reconhecidos automaticamente pelo Raspbian sem a necessidade de instalação de pacotes adicionais, drivers, configurações, etc. Além disso, para projetos aplicados à indústria ou aplicações que requerem homologação, a certificação ANATEL é uma grande conquista.

Aqui na FilipeFlop você encontra vários projetos e tutoriais utilizando Raspberry Pi. Confira os posts Streaming com Raspberry Pi e Top 5 projetos com Raspberry Pi, ou clique aqui para ver todos os posts já publicados sobre o assunto.

A FilipeFlop é a única Revendedora Oficial Raspberry Pi da América Latina e por isso vende com exclusividade a versão blue e com certificação Anatel 🙂 Saiba mais aqui.

Deixe seu comentário logo abaixo. Em caso de dúvidas, caso queira trocar uma ideia, ou até mesmo dividir seu projeto, acesse nosso Fórum!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 Comentários

  1. Olá.
    É possível usar o modelo 3 no case do modelo 2?
    Obrigado.

    1. Boa tarde Carlos,

      Sim, o layout das placas é o mesmo. 🙂

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  2. Olá Carlos,
    Devido a diferença de processadores, os programas já feitos para os modelos anteriores de RPI funcionarão nesse modelo 3?
    Abraços

    1. Desculpe, Carlos não, Adilson.

    2. Boa tarde Ivan,

      Sim, o pessoal da fundação Raspberry Pi garante que todos os programas feitos para rodar no 2 rodarão no 3, sem problemas.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  3. Bom dia!

    adquiri um raspberry pi 3 e notei que a entrada do micro sd não tem aquela trava e ejeta o cartão como tinha no modelo 2. É assim mesmo ou peguei uma placa com defeito?

    Abraço!

    1. Bom dia Cleber,

      Não se preocupe, é assim mesmo. No modelo anterior (com trava), você tinha o risco de esbarrar na placa e ejetar acidentalmente o cartão, o que podia corromper os dados do sistema operacional ou até mesmo danificar o cartão.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  4. nao consegui instalar o sistema operacional no raspyberry 3. o que eu faco.

  5. eu tenho um powerbank com duas saidas usb, um com 1A e a outra com 2A…vi pela internet que para o raspberry pi 3 eh recomendado 3A. Se eu usar um daqueles cabos usb duplos(Y) que sao usados para alimentacao de hd externo, vai resultar em 3A indo para o raspberry?

  6. preciso comprar um RASPBERRY PI 3 onde consigo fazer a aquisicao.

    1. Boa tarde Uilso,

      Temos Raspberry Pi 3 à pronta entrega em nossa loja: http://www.filipeflop.com

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  7. Olá, gostaria de saber algumas coisas sobre os estas raspberry, se poderia usar este modelo pio para montar um micro servidor de imagens e vídeos para meu estabelecimento comercial??

    Gostaria muito q tirassem minha dúvida, se possível peço q alguém ou adm só site, me ajude, dês de já agradeço

  8. E possivel espadir a memoria RAM ?

  9. É possivel utiliza-lo como player te streaming como netflix e youtube? Existem tutoriais para isso?

    1. Consegui instalar o netflix … deu certo aí?

      Ricardo Frangiosi de Moura
  10. Eu estou com um Raspberry Pi 3, e preciso colocá-la em um gabinete, no caso preciso colocar um botão pra da o pulso pra ligar o Raspberry Pi 3, este gabinete é um Jukebox no caso, me ajudai se possível, preciso criar uma linha de comando, ou existe em algum lugar na placa que eu possa dar o pulso?

    1. Olá, porque você não coloca um interruptor entre a tomada e a fonte do raspberry. Foi o que eu fiz no meu e funciona perfeitamente!

      Ricardo Frangiosi de Moura
  11. Boa noite.
    Gostaria de saber se vocês tem algum projeto do pi3 para arcade de fliperama. Gostaria muito de montar um. Já existem pessoas fazendo e vendendo. Mas gostaria de eu mesmo fazer e colocar meus próprios jogos. Se vocês tem o tutorial de como fazer. Terei o maior prazer em comprar o raspberry com vocês. Desde já agradeço

    renato alves da silva
  12. Bom dia
    Eu consigo conectar uma tela lcd 19 polegadas na entrada display da Raspberry pi3?
    Ou e diferente?

  13. Muito interessante este site,bem instrutivo.Gostei.

    Waldemar de Carvallho