Qual Arduino Comprar? Conheça os Tipos de Arduino 47

Quem vai comprar uma placa Arduino geralmente se sente um pouco perdido devido ao grande número de tipos de Arduino e funções disponíveis. Entre placas Arduino Uno, Mega, Leonardo, Due, etc, são tantas informações sobre microcontroladores, portas, conexões e memória, que fica complicado escolher o modelo mais adequado às suas necessidades.

Tipos de Arduino

Pensando nisso,  preparamos este pequeno guia para ajudar você a escolher Qual Arduino Comprar, pois você já sabe Onde comprar Arduino, certo? Vamos apresentar um breve resumo de cada modelo de Arduino, suas principais características e funcionalidades, e no final uma tabela comparativa entre os modelos.

Arduino Uno

Dentre os tipos de Arduino, este costuma ser a primeira opção para quem vai comprar um Arduino, pois possui um bom número de portas disponíveis, e grande compatibilidade com os shields disponíveis no mercado. Possui processador ATMEGA328, 14 portas digitais, sendo que 6 delas podem ser usadas como saidas PWM, e 6 portas analógicas. A alimentação (selecionada automaticamente), pode vir da conexão USB ou do conector para alimentação externa (recomendável 7 à 12 Vdc).

Placas Arduino

Esta placa, na versão com soquete, permite a troca do chip microcontrolador ATMEGA328 facilmente em caso de dano ao microcontrolador ou se o mesmo for utilizado em projetos dedicados.  Existe também a placa Arduino Uno versão SMD, com o microcontrolador soldado na placa.

Maiores informações no site oficial : Arduino Uno

Arduino Mega 2560

Versão maior da placa Arduino, com microcontrolador ATmega2560 e 54 portas digitais, das quais 15 podem ser usadas como PWM, além de 15 portas analógicas. Clock de 16 Mhz, conexão USB e conector para alimentação externa. Ideal para projetos mais elaborados que exijam grande número de entradas e saídas.

Arduino Mega2560

Maiores informações no site oficial : Arduino Mega 2560

Arduino Leonardo

Placa à primeira vista muito parecida com o Arduino Uno, mas com microcontrolador Atmega32u4, possuindo 20 portas digitais, das quais 7 podem ser usadas como PWM, e 12 como portas analógicas.

Arduino Leonardo

Esta placa também possui clock de 16 Mhz e conexão pra alimentação externa. Diferentemente do Arduino Uno, possui conector micro-usb para ligação ao computador.

Outra característica dessa placa é o chip de conexão USB integrado ao microcontrolador, o que elimina a necessidade de um chip adicional de comunicação na placa, e permite que o Arduino Leonardo seja reconhecido pelo computador como se fosse um mouse ou um teclado, e não necessariamente como uma porta serial (também disponível).

Maiores informações no site oficial : Arduino Leonardo

Arduino Due

De todoso os tipos de Arduino esta é a placa com maior capacidade de processamento, baseada em um microcontrolador ARM de 32 bits e 512 Kb de memória totalmente disponível para programas/aplicações. O bootloader já vem gravado de fábrica em uma memória ROM dedicada.

Arduino Due

Possui 54 portas digitais, das quais 12 podem ser usadas como PWM, e 12 portas analógicas. Possui também 4 chips controladores de portas seriais, conexão USB e conector para alimentação externa.

As ligações desta placa exigem especial atenção pois as portas trabalham à 3.3V, o que pode comprometer o uso dos shields disponíveis no mercado, que geralmente trabalham com 5v.

Maiores informações no site oficial : Arduino Due

Arduino Mega ADK

Também baseado no ATmega2560, esta placa possui uma conexão USB dedicada à ligação com dispositivos baseados em Android, como telefones celulares. Possui 54 porta digitais, das quais 15 podem ser usadas como PWM, 16 portas analógicas, 4 chips dedicados à comunicação serial, clock de 16 Mhz e conexão ao computador via USB. Também possui conector para alimentação
externa.

Arduino ADK

Maiores informações no site oficial : Arduino ADK

Arduino Nano

Placa compacta baseada no microcontrolador ATmega328 (para placas Arduino Nano versão 3.x), ou ATmega168 (versão 2.x). Ao contrário das outras placas, não possui conector para alimentação externa, sendo alimentada por um conector USB Mini-B. É uma placa desenvolvida pela Gravitech.

Arduino Nano

Possui 32 Kb de memória (Nano versão 3.0), ou 16 Kb (Nano versão 2.0), sendo que 2 K são usados pelo bootloader. Seu tamanho reduzido (4,3 de comprimento x 1,85 de largura) faz dessa placa uma boa opção para projetos compactos que exijam atualização constante de software.

Maiores informações no site oficial : Arduino Nano

Arduino Pro Mini

Placa compacta, ideal para projetos permanentes e que não necessitem de grande poder de processamento ou constante atualização. O microcontrolador utilizado por esta placa é o ATmega168 que, dependendo da versão da placa, roda à 8 Mhz (placa versão 3.3v) ou 16 Mhz (placa versão 5v).

Arduino Pro Mini

Possui 14 portas digitais, sendo que 6 podem ser usadas como PWM, e 8 portas analógicas. Não possui conexão USB ou conector para alimentação externa. Para comunicação com o computador, pode ser adquirido um módulo USB separadamente, ou utilizada uma placa Arduino para programação, como mostrado no artigo Programando um Arduino Pro Mini com Arduino Uno.

Maiores informações no site oficial : Arduino Pro Mini

Arduino Esplora

Com o formato parecido com o de um controle de videogame (e até pode ser usado como um, dependendo da criatividade do desenvolvedor), o Arduino Esplora é uma placa diferente de todas as outras da família Arduino, principalmente por possuir diversos sensores na sua construção. Nessa placa vem embutido um buzzer, um joystick, um potenciômetro deslizante, um sensor de temperatura, um acelerômetro, um led RGB, um sensor de luz (LDR), 4 push-buttons e um microfone. Além de tudo isso, ainda possui um soquete para tela LCD.

É uma placa indicada para quem deseja aprender Arduino sem se preocupar muito com eletrônica, uma vez que os componentes já estão embutidos na placa. Assim o usuário pode se concentrar na parte de programação.

Baseado no Arduino Leonardo, utiliza o microcontrolador Atmega32U4, com clock de 16 Mhz e 32 KB de memória (4K usados pelo bootloader). Possui 2 conectores de 3 pinos, para conexão de módulos adicionais. A conexão com o microcomputador utiliza cabo micro-usb.

Maiores informações no site oficial : Arduino Esplora

Na tabela abaixo, você pode comparar os tipos de Arduino e  suas principais especificações :

Tabela Tipos de Arduino

 Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo. Em caso de dúvidas, caso queira trocar uma ideia, ou até mesmo dividir seu projeto, acesse nosso Fórum!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

47 Comentários

  1. Boa Tarde, sou novo no assunto e Estou querendo COMPRA uma placa Arduíno.
    Me indicaram a placa ARDUÍNO UNO R3, e aqui em sua pagina não encontrei nenhuma referencia desta placa, só encontrei a placa ARDUÍNO UNO (sem o R3) são a mesma COISA!

    Estou confuso me disseram que a Arduíno Uno R3 e melhor (E VERDADE), qual a diferença das placas, vocês teriam a que eu procuro? ou a de vocês serve para o que eu quero.

    PRETENDO ACOPLAR os seguintes MÓDULOS:
    – Modulo Comando de VOZ para Arduíno.
    – Modulo Conversor USB-TTL Uart, 3,3 e 5v com cabo Arduíno.
    – Sensor de SOM para Arduíno.
    – Sensor de LUZ para Arduíno.
    – Sensor de presença e movimento para Arduíno.
    – Sensor de distância Ultra-Sônico HC-Sr 04 para Arduíno
    – Modulo Rele 8 Canais 5v.

    SE POSSÍVEL TODOS COM SEUS CÓDIGOS ARDUÍNO (programação para funcionamento) Acho rs rs rs.

    AGUARDO RESPOSTA URGENTE – Estou com o dinheiro guardo e não quero gastar. ABRAÇOS…….

    Nehemias José da Silva
    1. Boa tarde Nehemias,

      Sim, trabalhamos com o Arduino Uno, versão R3, que é a mais atual. A maioria dos componentes que você citou já foram abordados aqui no nosso blog, e você também pode solicitar informações adicionais sempre que precisar.

      Abraço !

  2. ESQUECI…
    – Modulo MP3 Arduino Wtv 020-sd

    Nehemias José da Silva
  3. Amigo te recomendo o MEGA r3, tem mais portas…

    acesse: http://www.lcelectronic.com.br

  4. Como vai Felipe. Comprei este Arduino Pro Mini na sua loja pelo Mercado Livre e estou com dúvida, pois neste artigo diz que existem duas versões, de 3,3V e 5V. Minha dúvida é qual destas versões eu recebi. O meu é igual ao da foto do artigo. Obrigado e parabéns pelo ótimo site e loja super-eficiente. Virei cliente.

    1. Olá Márcio,
      Este Arduino Pro Mini é a versão 5v, tinha na descrição no item Tensão de Operação.
      Qualquer dúvida dá um toque.
      Abraço!

  5. Boa Tarde,

    Estou interessado no arduino pro mini, porém ele não tem conector para alimentação externa.
    Tem algum jeito de conectar uma fonte nele ? tem como ligar uma bateria nele ?

    Thadeu Munhóz Cesário
    1. Boa noite Thadeu,

      Você pode ligar a alimentação diretamente nos pinos Vcc e GND (ao lado dos pinos RST e RAW). No post sobre o Arduino Pro Mini tem todo o esquema de ligação.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  6. Te agradezo, aunque este en otro idioma me motivo ha crear el mio:
    http://elblogdearduino.com/placas-arduino/

    1. Gracias Eduardo !

      Saludos.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  7. Nunca mexi com arduino, alias sou totalmente cru em eletronica , apesar de usar e programar uns pics e fazer uns projetinhos ainda sou cru, faz um ano q comecei a estudar eletronica(autoditada), tenho 57 anos.
    Bom descrevi isso por causa da minha pergunta q sei é bem idiota, rsrsrs.
    O arduino mini ou o uno, qtas portas posso usar de saida, por exemplo qtas lampadas consigo acender com eles. tenho um circuito com pic que acendo 80 lampadas com 8 saidas.
    Obrigado

    1. Boa noite Carlos,

      Tudo vai depender do projeto, mas há sim a possibilidade de expandir as portas do Arduino usando, por exemplo, um chip multiplexador como o CI CD4051.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  8. olá,
    estou com dúvida em relação a um projeto que pretendo desenvolver.
    Pra começar, eu também sou completamente leigo em relação ao arduíno.
    O projeto que quero desenvolver é um sistema para monitorar o nivel de um reservatório, como não entendo nada de eletrônica (porém tenho algumas noções básicas, por trabalhar na área de TI), encontrei o arduíno e me identifiquei muito com esse microcontrolador.
    Pelas pesquisas que já fiz, para iniciar preciso do controlador, sensor ultrassonico, módulo gsm/gprs.
    Neste primeiro ponto tenho dúvidas em qual arduíno devo comprar e, neste caso, a outra dúvida seria em como devo fazer para que eu possa receber os dados transmitidos pelo modulo gsm, teria que comprar um outro arduíno e outro módulo gsm para receber a mensagem e interpreta-la?

    Num segundo ponto seria em relação ao que vai ficar monitorando o nivel da água, como é distante do local do servidor, e não tem energia elétrica próxima, pensei em placa solar e baterias recarregaveis para fazer a alimentação eletrica do sistema, neste caso vocês sabem que tipo de bateria e placa solar devo utilizar? vocês teriam esses componentes para vender também? o arduíno tem algum módulo que faça o gerenciamento do nivel das baterias?

    Att.

  9. Prezado Filipe. Parabéns pelo seu trabalho, seu Blog se tornou uma fonte de conhecimento sobre Arduino.
    Gostaria de perguntar, com tanats versões novas do IDE Arduino, como converter skethcs criadas com extenão .pde para .ino. Tenho alguns sketchs (.pde) e não consigo usar com a nova versão 1.6.3.Esta correto isso?
    Já experimentei deixar instalado as versões mais antigas na mesma máquina, mas quando vou compilar sempre aparece um tipo de erro (launch4j—–An Error Occurred While Starting The Application).
    As versões que instalei são estas, todas ao mesmo tempo na mesma máquina.
    1.0.3; 1.5.8; 1.6.0; 1.6.1; 1.0.4;1.0.5; 1.0.6; 1.5.3-intel 1.0.4;1.5.3-intel 1.0.3;1.5.8;
    Desde já grato pela ajuda….o que fiz de errrado?

    Roberto Carlos

  10. Caro Felipe parabéns pelo seu trabalho.
    Sou Eng. Eletrônico. Estou comesando a me dedicar a mecatronica a fazer um curso de formação técnica aqui no RJ, e já com alguns projetos em mente.
    E ate a pouco em sérias dúvidas a qual comprar já ia partindo para o Mega e com um video e seu blog fiquei tendencioso ao Due mas um detalhe balamsou e me voltei as dúvidas pois como disseste o Due tem um calcanhar de aquiles de sua tensão de trabalho de 3,3 V e nos outros são de 5V e essa diferença seria fatal ao se inteligar placas com voltagens diferentes e nesse caso me corrija se estiver errado, seria a melhor escolha o Mega ou o ATK eis a dúvida agora?????

    O que me diz meu caro????

    Afuardo Retorno.

    1. Boa tarde Eduardo,

      Entendo, mas vai depender do seu projeto, que tipo de sensor você vai ligar, alimentação, etc. Isso é uma coisa que precisa ser definida pelo cliente. 🙂

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

    2. Boa noi caros amigos.

      Bem sensores serão os de umidade, Ultrasonico, de presença, um dos projetos seria um analisador de espectro outros não posso dizer pois pela pesquisa que fiz ainda não tem nada similar até o momento.

  11. Olá,

    Os dados da tabela para o Arduino Pro Mini estão corretos? No site do fabricante diz que são 32 kB de memória flash (https://www.arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardProMinihttps://www.arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardProMini)

    Abraços!

    1. Boa tarde Bruno,

      Na tabela consta o processador ATmega168, que tem 16K. De qualquer forma, não é um modelo muito comum de encontrar. Vamos analisar e atualizar a tabela.

      Abraço e obrigado!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  12. Boa noite Filipe. Primeiramente parabéns pelo seu trabalho.
    Estou iniciando na área, penso em um projeto para ler decibéis. Preciso de um módulo bluetooth. Visor LCD e alimentação via bateria. Preciso que armazene os dados em cartão sd para resgate posterior. O que me recomenda?

    Agradeco desde já.

  13. Olá, ótimo post. Estou precisando de uma placa compacta no caso o mini pro porém não sei se sua capacidade de processamento trabalha bem com o acelerômetro/giroscópio mpu6050 juntamente com módulo bluetooth ou wireless sugestões?

    1. Bom dia Evandro,

      Depedendo do seu projeto você pode usar o mini perfeitamente. Uma outra opção é usar o Arduino Nano.

      Abraço.

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  14. Nossa, muito obrigado por essa postagem. Esclareceu muitas dúvidas!

    Francisco Candido Cardoso Barreto
  15. Os posts de vocês são ótimos.

    Tenho uma dúvida.
    Por ser um hardware livre, tem bastante gente criando modelos de Arduinos por ai, alguns até chamados de Arduinos “falsos”, “xing ling” e essas coisas.

    Sei que a qualidade dele vai depender de quem fabricou, mas os shields, se conectam apenas aos Arduinos da marca Arduino? E as bibliotecas, carregam?
    Vi um desses bem mais em conta do que os da marca “original” e penso em comprar. Já vi gente comentando que funcionou, mas fiquei com dúvida em até que ponto ele funciona…

    1. Bom dia Diogo,

      Sim, funcionam e são compatíveis com os shields e sensores que são usados com um Arduino “original”. As bibliotecas carregam normalmente, e são raríssimos os casos de algo que funcione com o Arduino original e não funcione com um Arduino Open Hardware. Pode comprar sem medo.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  16. Estou trabalhando num projeto de medição do nível d’água de um rio, qual dessas placas seria mais aconselhável para um sensor condutivo/ultrassônico?

  17. Olá filipe! Ótimo post.
    Estou com um projeto onde eu precisaria utilizar um Motor Shield L293D e mais dois motores de passos. Qual seria o melhor arduino a ser utilizado?

    1. Boa tarde Vinicius,

      Vai depender do seu projeto, mas você pode usar tanto um Uno como um Mega.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  18. Com um título como “Qual Arduino comprar?” você deveria ao menos dizer sobre a aplicabilidade de cada um dos modelos abordados para ajudar a cada um como escolher e não simplesmente despejar características técnicas de cada um deles. Tanto que pelos comentários pode-se perceber que as pessoas continuam com dúvidas a respeito de qual deles se encaixaria melhor em seus projetos.
    O post em si é muito bom ao enumerar sucintamente as características dos modelos mas definitivamente não responde à pergunta do próprio título…

    1. A mim o site respondeu conforme o título, as diferenças entre eles são somente as características técnicas e valeu o esforço de juntar todas essas informações no site.

      1. Vá aprender sobre redação e interpretação de texto e depois leia o artigo e meu comentário novamente: conforme eu falei, as informações são muito ricas mas de forma alguma apenas essas características técnicas ajudam uma pessoa leiga no assunto a se decidir sobre qual placa comprar.

  19. Boa tarde Filipe!

    Tenho uma duvida…. Tenho um projeto na faculdade onde irei precisar usar um sistema Arduino e terei que fazer o Arduino esquentar um comodo de uma casa (maquete não muito grande), verificar a temperatura, e, caso atinja uma temperatura critica, parar de aquecer e ativar uma ventuinha para refrigerar a sala e diminuir a temperatura do ambiente.
    Para um projeto desse, posso usar uma Arduino UNO ou seria melhor outro modelo?

    Agradeço!

    1. Amigo, o UNO te atende com o pé nas costas!
      Você vai basicamente usar apenas três portas e a lógica é bem simples…

  20. Boa tarde
    Gostaria de saber qual é o menor arduino disponível no mercado.

  21. Eu to querendo montar uns comando de voz para minhas lanpadas e para minha tv para aparelho de som e ventilador qual ou quais placas preciso para fazer isso obrigado

    1. Na minha opinião devias fazer alguma coisa que te ajude a escreve sem erros

  22. ola quero fazer uma mesa giratória com motor de passo controlada por arduino que pare em varias posições definidas pela programação qual arduino eu posso usar e tipode de motor de passo sendo que a mesa tera 340 mm de diametro e o peso de quase um kg.

  23. Bom dia, estou planejando construir uma controladora MID, a controladora vai ter 3 potenciômetros deslizantes, 14 potenciômetros giratórios e alguns botões tipo fliperama, qual placa é recomendada para tal projeto? Grato desde já.

    1. Rafael, acredito que para suprir essa necessidade, deve ser o ATM Mega ou o Arduino ADK, pois possuem o maior número de portas analógicas (que fazem a leitura dos valores dos potenciômetros), mas mesmo assim, vai faltar uma porta pros 17 potenciômetros que pretende utilizar…

  24. Olá Pessoal! Alguém poderia me dar uma dica de como ler um código binario de 8 bits, ou seja, há um dispositivo que me fornece informações de falha através de um código binário, onde conforme a combinação necessito passar mostrar uma mensagem no display. A questão do display ok, mas há um modo que possa interpretar tais codigos e executar uma função X.Grato

  25. Amigo Boa Tarde,

    Uma dúvida de quem está iniciando no mundo do arduino, com o Arduino GSM Shield eu consigo capturar os dados de um celular GSM com a antena do shield?Exemplo, o arduino está ligado, quando eu ligar meu GSM perto da antena o arduino envia um sms pra um outro GSM com o texto “O outro telefone acabou de ser ligado.”

    É possível?Quero comprar a placa, mas antes quero saber se ela têm pode pra isso.

    Obrigado

  26. Você já utilizou na pratica um Arduino ADK? preciso que me responda uma dúvida, no momento em que você conecta o Tablet/Smartphone na porta USB Host do Arduino ela inicia o carregamento da bateria do aparelho, mas se você iniciar a comunicação com algum APP do dispositivo esse carregamento da Bateria é encerrado? queria criar um projeto onde a própria placa Arduino alimentasse a bateria do Tablet, porem mantendo uma comunicação com um APP…

Trackbacks and Pingbacks

  1. […] blog temos um artigo específico abordando as principais placas Arduino disponíveis no mercado. Em Qual Arduino Comprar? Conheça os tipos de Arduino, você pode verificar as especificações, detalhes e características de cada […]

  2. […] em dúvida sobre qual modelo de Arduino comprar? Uno ou Mega? Que tal Leonardo? Clique aqui para maiores informações sobre a variedade presente no mercado. Para maiores informações sobre […]

  3. […] temos um artigo específico abordando as principais placas Arduino disponíveis no mercado. Em Qual Arduino Comprar? Conheça os tipos de Arduino, você pode verificar as especificações, detalhes e características de cada […]