Tutorial Raspberry Pi para automação residencial 5

A automação residencial talvez seja uma das principais motivações para as pessoas passarem a experimentar a filosofia “faça você mesmo”. Logicamente, existem inúmeras soluções prontas no mercado. Mas, é muito mais desafiador e, às vezes, mais barato desenvolver seu próprio sistema de automação. Para quem não vive a atmosfera técnica, talvez este seja o tema que represente o grande pontapé inicial para um novo maker.

Nós também gostamos bastante deste tema e você já deve ter visto aqui no blog o tutorial Raspberry Pi para automação residencial. Não lembra? Dá uma olhada AQUI, AQUI ou AQUI.  Mas vamos dividir com vocês um projeto do Deepsyx – membro do GitHub.

Tutorial Raspberry Pi para automação residencial

Tutorial Raspberry Pi para automação residencial

Ele é apaixonado por Javascript e desenvolveu o próprio app. Automatizou luzes em vários pontos da casa, com leds que mudam a cor e a intensidade. Também é possível ligar e desligar o ar-condicionado e controlar a temperatura do sistema de aquecimento. Todo o projeto é controlado por um Raspberry Pi 3. A alimentação é feita através de uma fonte DC chaveada de 12V e 5A. O sistema de aquecimento é acionado utilizando um relé e um servo. Também são utilizados fitas de LEDreceptor IR, e sensor de temperatura. Veja o esquema:

 

Tutorial Raspberry Pi para automação residencial

Você pode acessar os detalhes desse projeto diretamente na página do GitHub. Lá o autor do projeto disponibiliza mais detalhes, assim como toda a parte da programação/código. Veja neste vídeo como ficou o projeto na prática 🙂

Achou um pouco complexo? Não se preocupe. Você pode tirar dúvidas com makers da comunidade através do nosso Fórum. Se você já desenvolve projetos deste tipo ou é um grande expert, lá também tem espaço pra você dividir suas experiências. Você pode ajudar a solucionar problemas de outros usuários, além de divulgar seus projetos. Pode comentar aqui no post também, sugerindo temas para projetos e assuntos que você acha legal compartilharmos em nosso Blog.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários

  1. podem me dizer onde foi parar o tutorial? voces estao parecendo o Terra com essa materia pega-trouxa.

    1. Oi Bruno, tudo bem?

      Nós utilizamos o nosso blog para destacar projetos da comunidade e não somente ideias das quais nós mesmos desenvolvemos. Quem sabe um dia poderemos postar algo seu 🙂 O tutorial, bem como todo o descritivo está no link que mencionamos no texto do post e que relembro aqui: https://github.com/deepsyx/home-automation
      Mas se você estiver desenvolvendo algo relacionado a automação residencial ou gostaria de realizar este projeto mas tem dúvidas, você pode acionar a comunidade em nosso Fórum (www.filipeflop.com/forum).

      Grande abraço

      1. Olha, eu não chamaria de automação, pois, pelo que vi no vídeo, ele apenas transferiu o controle dos equipamntos para o celular, o sistema não funciona de forma autônoma.

        1. Isso também é automação. Ele tornou o controle de equipamentos e lâmpadas mais eficiente para ele, e até precisou de um certo nível de programação. É o conceito básico de automação, mesmo que seja algo simples. Se você pensar, nem toda situação doméstica deve ou vai funcionar por conta. Alterar a intensidade das lâmpadas, por exemplo, vai depender se o cara está com a namorada na sala ou não, se está com enxaqueca ou não, e isso não tem como programar automaticamente.

          Um segundo passo seria fazer o que você quer, um programa mais especializado que a partir de certas condições (temperatura, horário do dia, etc) tomasse decisões sem ele colocar as mãos no aplicativo. Mas mais uma vez isso é relativo. Nem todo dia que a temperatura esteja a 15 graus centígrados, por exemplo, alguém vai querer que o ar condicionado ligue-se por conta para esquentar o ambiente.

          1. Isso mesmo Fred! Abraço