Vídeo: Review Genuino 101 2

Nesse review Genuino 101 vamos ver o sistema embarcado que chegou para unir toda versatilidade da plataforma (já clássica) Arduino UNO, com a velocidade e estabilidade dos processadores INTEL. Além do projetista contar com a incrível facilidade de se programar esta plataforma diretamente na IDE do Arduino (mediante download da versão mais recente e mais alguns plug-ins), a Genuino 101 dispõe de um acelerômetro e giroscópio de 6 eixos totalmente onboard!

Achando pouco ainda? A plataforma apresenta módulo Bluetooth LE onboard, trazendo uma ampla faixa de aplicações, sem a necessidade de Shields externos! Outra característica muito interessante da plataforma é o fato de apresentar dois núcleos de processamento, sendo um deles x86 (Quark) e o outro com arquitetura ARC de 32 bits. Tem 384 kB disponível de memória flash e a velocidade de processamento é de 32MHz.

Cada pino de I/Os fornece uma corrente máxima de 20mA. Dos 14 pinos digitais, 4 apresentam PWM (pulse width modulation) e há 6 pinos que podem ser utilizados para leitura analógica (assim como no clássico Arduino UNO). A tensão de operação é de 3,3V, entretanto há uma tolerância de 5V, ou seja, você não precisa se preocupar em queimar sua Genuino 101 (sinal de fumaça é coisa do passado). A entrada Vin admite tensões entre 7 e 12V.

Configurando a IDE para o Genuino 101

Nesse review Genuino 101 vamos mostrar como configurar a IDE para usar com essa placa. Após você pode atualizar sua IDE do Arduino, acessando o site https://www.arduino.cc/ e clicando na aba “Download”. Você vai enxergar a imagem conforme Figura 1.

Site Arduino

 Figura 1 – Página de download da versão mais recente da IDE do Arduino

A versão mais recente, na data em que escrevo este artigo, é a 1.6.10 como pode ser visto na Figura 1. Após selecione a opção conforme sua plataforma. Dê preferência para a versão de instalação “Installer”, caso seu sistema seja Windows.

Após baixar e instalar a sua IDE nova (basta seguir a instalação no padrão de clicks “next”, “next”, “next”, “finish”…) com duplo clique no atalho da IDE você verá a tela de inicialização conforme Figura 2.

Tela inicialização IDE

Figura 2 – Tela de inicialização da nova IDE

Quando conectar a sua Genuino 101 em uma porta USB, a mesma será reconhecida automaticamente pelo computador, uma vez que a nova IDE já estará devidamente instalada, contendo os drivers pertinentes. Para confirmar se está tudo ok, acesse o gerenciador de dispositivos do seu computador, confirmando a identificação da placa 101 (Figura 3).

Painel de controle

Figura 3 – Reconhecimento no gerenciador de dispositivos

No campo “portas COM e LPT” você verá “Arduino 101 Serial Monitor” e a respectiva porta COM que o mesmo estará indexado. Neste caso foi na COM4.

Mas seu Genuino 101 ainda não está pronto para receber o famosos Sketch de “Hello World”. Você precisa instalar alguns plug-ins para que isso seja possível. Para este procedimento, acesse a aba “Tools” na IDE, depois vá em “Board” e clique em “Boards Manager”, conforme Figura 4.

IDE - Placas

Figura 4 – Acessando a Boards Manager

Estando conectado à internet, clique em install para instalar o plug-in da Arduino/Genuino 101. Após alguns instantes o status será “INSTALLED” conforme mostra Figura 5.

Instalação 1

Figura 5 – Adição do plug-in Arduino/Genuino 101

Ainda, se você estiver utilizando o Windows 10, precisa instalar adicionalmente o plug-in “Windows 10 Iot Core” (Figura 6).

Instalação 2

Figura 6 – Plug-in para Windows 10

Primeiros testes com o Genuino 101

Muito bem, agora seu Genuino está prontinho para dar aquele fabuloso “Hello World”, que tanto gostamos! Abra o exemplo de Blink, através de “File > Examples > 01.Basics > Blink” e clique em “Upload”. Acompanhe o status no rodapé da IDE, após alguns instantes irá observar a mensagem conforme a Figura 7.

Programa - Upload

Figura 7 – Upload bem sucedido

O seu código começará a rodar após 5 segundos, esta é uma característica da plataforma. Observe o pequeno led SMD piscando na Figura 8.

Review Genuino 101

Figura 8 – LED piscando, Hello World!

Porque sempre começamos pelo “Hello World”? Porque é o nível mais alto de abstração possível para todas as coisas. Uma vez dominado o processo de compilação e upload da sua placa Genuino, você pode passar a testar os demais periféricos.

Programa teste giroscópio review Genuino 101

No começo do presente artigo mencionamos o fato da placa apresentar um acelerômetro/giroscópio de 6 eixos. Para utilização você precisa baixar as bibliotecas pertinentes ao processador Intel Curie, isso pode ser feito facilmente através deste link.

Após o download, descompacte a pasta e cole na pasta “Libraries” lá no diretório onde instalou a nova versão de sua IDE. Com a IDE aberta, digita o código a seguir.

Aguardando os 5 segundos, padrão de inicialização, você poderá abrir a Serial Monitor da IDE. A saída da Serial apresentará os valores de posição no espaço, conforme Figura 9.

Serial Monitor

Figura 9 – Alguns valores de posição espacial retornados pelo giroscópio

Experimente modificar a posição de sua placa Genuino 101 no espaço. Vai verificar que os valores estão mudando e que o giroscópio é bem sensível! Uma aplicação extremamente interessante para este módulo da sua Genuino 101 é o projeto de um robô equilibrista, pense nisso e em quantas outras aplicações podem ser desenvolvidas!

Para mais detalhes, acesse os dois vídeos de review Genuino 101 disponíveis no início deste post, e para download dos arquivos utilizados neste post acesse este link.

Gostou? Deixe seu comentário logo abaixo. Em caso de dúvidas, caso queira trocar uma ideia, ou até mesmo dividir seu projeto, acesse nosso Fórum!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Só tenho uma pergunta, o bluethooth onboard funciona com dispositivos da Apple?????

  2. Bom Dia Pessoal
    Eu tenho uma programação no meu UNO R3 e quero migrar ela para o Genuino 101 (Por ser mais rápido) ela utiliza um MPU6050 e o W5100 Shield terei problemas com compatibilidade ?