Lakka com Raspberry Pi

Monte um videogame usando Lakka com Raspberry Pi 12

Você que já conheceu o Retropie, agora tem mais uma opção para montar o seu videogame. Vamos mostrar como fazer isso usando Lakka com Raspberry Pi, para você se divertir como a gente aqui na FILIPEFLOP:

Equipe FILIPEFLOP jogando

Você vai ver que a instalação do Lakka é bem simples, e em pouco tempo você pode começar a jogar. Na nossa configuração, usamos um Raspberry Pi 3 e dois Controles Super Nintendo SNES USB (abaixo), e você pode montar o seu adquirindo um Kit Raspberry Pi Start e adicionando os dois controles SNES, já que o kit vem com tudo o que você precisa: Raspberry Pi, case, cartão de memória, cabo e fonte.

Videogame Lakka FILIPEFLOP

 

O que é o Lakka

O Lakka é um projeto inspirado no RetroPie e PiMAME, que combina um ambiente linux dedicado rodando um emulador de games. A vantagem do Lakka é que ele roda nos mais variados tipos de hardware, como Raspberry Pi, computadores pessoais (PC´s), Banana Pi, Cubieboard, Cubietruck, Odroid e outras placas. Nele você pode utilizar jogos do Atari, MSX, Super Nintendo, Nintendo 64, Nintendo DS, Odissey, Playstation e muitos outros.

Super Mario World

O Lakka usa como base o OpenELEC, e é customizado para rodar o RetroArch com o mínimo de pacotes do sistema operacional, ou seja, o Linux fica livre para usar toda a capacidade do hardware para rodar o emulador e garantir a melhor experiência de jogo para o usuário.

Essa redução de pacotes também influi no tamanho do cartão SD que você precisa para rodar o jogo em um Raspberry Pi, por exemplo, já que a imagem descompactada tem pouco mais de 500MB, podendo ser instalada em cartões menores, de 1GB ou 2GB, tranquilamente.

Download e instalação do Lakka com Raspberry Pi

Instale o Lakka acessando o site oficial do projeto. Na tela principal, clique em Get Lakka e na tela seguinte leia atentamente o aviso sobre eventuais bugs e incompatibilidades, já que o Lakka é um sistema ainda em desenvolvimento. Clique novamente em Get Lakka e você será direcionado para a tela de escolha do sistema operacional que você está usando. Isso vai ajudar no processo de escolha da imagem e gravação no cartão SD:

Escolha do SO

Após a escolha do SO, clique em Download Lakka. No caso, escolhemos instalar no Raspberry Pi 3:

Botão Download Lakka

Agora você tem um arquivo compactado contendo a imagem do Lakka para o Raspberry Pi, bastando utilizar o programa de sua preferência para gravar a imagem no cartão SD.

No nosso caso, estamos usando Windows com o programa Win32 Disk Imager (download). Escolha a pasta onde você gravou o arquivo de imagem, no lado direito selecione o drive do cartão SD e clique em Write para gravar a imagem no cartão.

Win32 Disk Imager

Finalizada a gravação, coloque o cartão SD no Raspberry Pi e conecte a fonte de alimentação. A instalação do Lakka é feita automaticamente e o processo é bem rápido. Em poucos minutos você terá acesso à tela principal do Lakka com Raspberry Pi:

Lakka com Raspberry Pi

Nessa tela você tem acesso a todas as configurações do sistema, como configurações de vídeo, áudio, teclado e controles do emulador. No Lakka, você pode configurar até 5 controles como o Controle Super Nintendo SNES USB, ou seja, 5 pessoas podem jogar ao mesmo tempo (desde que isso seja suportado pelo jogo, claro).

Instalação das ROMs

O Lakka não vem com nenhum jogo instalado, e você pode baixar a ROM usando o site de sua preferência. Coloque os jogos na pasta roms do Lakka, como fizemos no exemplo abaixo, com jogos do Super Nintendo, Nintendo 64 e Atari:

Pasta ROMs LakkaVocê pode tanto copiar as ROMs para a pasta (usando conexão de rede, já que a conexão wifi ainda não funciona no Lakka), como acessar os jogos diretamente de um pendrive, por exemplo. Neste caso, conecte o pendrive no Raspberry Pi e escolha a opção Import Content na tela principal do Lakka para procurar os arquivos de jogos no pendrive.

Maiores informações sobre o hardware suportado, configurações do sistema, tipo de rom que você pode usar e dicas de uso você encontra no site oficial do Lakka.

Gostou do Lakka com Raspberry Pi? Deixe seu comentário logo abaixo. Em caso de dúvidas, caso queira trocar uma ideia, ou até mesmo dividir seu projeto, acesse nosso Fórum!

CTA_guia raspberry pi para iniciantes

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Comentários

  1. Muito bom! Não conhecia o Lakka, gostei demais da opção de rodar em cartões com 2GB.

    1. Pois é… muito bom para usar aquele cartão que a gente acha que não tem mais utilidade… 🙂

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  2. Testei o Lakka no Raspberry Pi 3 e a Wifi está funcionando no sistema! Ele aparece na rede do Windows como LAKKA.

    1. Bom dia!

      Muito legal! Aqui não funcionou (ainda) o Wifi mas vamos revisar o procedimento.

      Abraço!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  3. Muito bacana equipe Filipeflop.

    Meu Lakka está sem som via HDMI e P2, na verdade instalei via Noobs, 4 OS’s.

    Lakka – Sem Som
    Raspibian – Som OK
    OSMC – Som OK
    Recallbox – Sem Som nos emuladores / Som OK no Kodi.

    Alguma sugestão?
    Já forcei a saida no config.txt mas não rolou..

    Parabéns pelo trabalho!

    1. Boa tarde Jhonathan,

      Aqui o som funcionou diretamente via HDMI, sem alteração no config.txt… mas baixamos a imagem do Lakka conforme o post, sem fazer o download pelo noobs.

      Abraço e obrigado!

      Adilson – Equipe FILIPEFLOP

  4. Lakka é uma boa alternativa ao Retropie, já que suporta outros sistemas e não só o Raspberry. Fiz os testes em uma Cubbieboard 2 e funcionou. Em um primeiro momento estou enfrentando um pouco de problema pra configurar os botões no joystick e teclado, e o áudio não está funcionando. Vou brincar mais um pouco e ver se resolvo, mas no mais está rodando muito bem.

  5. Olá amigos.

    Na opinião especializada de vocês, seria melhor usar o LAKKA ao Retropie? A variedade de jogos é a mesma?

    Obrigado.

  6. Será que funciona no Raspberry Pi Zero W?

  7. Boa noite,

    Quando eu instalei a imagem no meu cartão de 32GB, o mesmo ficou com 512MB, o restante ficou numa partição não alocada, existe uma forma de utilizar os 32GB?

    Obrigado
    Anderson Faria

  8. o Lakka roda também no Raspberry Pi Zero W ?

  9. Roda normal no raspberry pi zero w? O retropie trava alguns jogos do snes com o zero pi.